Se você acha que só alcoólicos estão colocando a saúde em risco, pense novamente.

Muitas pessoas que se vêem como bebedores sociais estão em risco de desenvolver problemas de saúde a longo prazo por causa da quantidade que bebem regularmente. A maioria dos consumidores não tem conhecimento de que beber regularmente, mais do que os limites aconselhados, pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde a longo prazo, incluindo cânceres, derrames e ataques cardíacos. 


Mais de 55% das pessoas interrogadas numa sondagem feita por um órgão americano (o YouGov), acreditam que o álcool só prejudica sua saúde se você regularmente fica bêbado.

Em 2010, outro levantamento de 2.000 adultos, também descobriu que 83% acreditam que beber regularmente mais do que os limites diários recomendados não colocar a sua saúde a longo prazo em risco. A pesquisa sugere que 7,5 milhões de pessoas podem não estar cientes dos danos a sua bebida poderia estar causando. 

O álcool continua a tornar-se mais aceitável para os jovens, de maneira que muitas pessoas estão abusando no consumo, sem perceber que pode se tornar um problema. A maioria das pessoas que se chama de bebedor social conhece os perigos do abuso de álcool e dependência de álcool, mas acredita que esses perigos não se aplicam ao seu nível de consumo, uma vez que não considera que eles têm um problema com a bebida.

Se alguém defende o uso de álcool e a necessidade dele como uma parte importante de seus planos sociais, eles podem estar chegando perto do ponto em que o seu consumo está mostrando os sinais de dependência.

É comum que qualquer pessoa com uma dependência de álcool se mantenha na negação de que a situação é tão grave como parece. Uma das principais razões para que os problemas de dependência continuem a crescer gira em torno da negação do alcoólatra e de sua família de que o alcoolismo está realmente em evolução e que as coisas não estão ficando cada vez melhores por conta própria.