De acordo com o site do Cofen, Conselho Federal de Enfermagem, foi aprovada, após conversas, reuniões e mesa de debates, a minuta do novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 
 
Segundo informações, o documento, aprovado por mais de 300 delegados, será submetido à plenária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e entrará em vigor 120 dias após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
 
A partir de declarações, Jebson Medeiros, coordenador do grupo de trabalho responsável pela reformulação do Código de Ética, ressalta que a iniciativa concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, e apresenta avanços, especialmente nos casos de violência doméstica.
 
“É importante garantir ao profissional de Enfermagem o direito de comunicar casos de violência previstos na legislação, especialmente quando as circunstâncias impedem ou dificultam a manifestação das vítimas”, afirmou o conselheiro. O novo Código de Ética traz, ainda, adequações às mudanças tecnológicas, orientando condutas dos profissionais.
 
A ideia de reformulação é resultado de debate iniciado por Grupo de Trabalho estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Os estados encaminharam suas propostas de alterações após a realização de diversos encontros e conferências junto aos profissionais de Enfermagem, ouvidos também em consulta pública realizada no Portal Cofen.