Como abrir um consultório clínico na área de nutrição?


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Quais são os principais passos  montar uma clínica ou consultório na área de nutrição?

Muitos nutricionistas sonham em abrir o próprio consultório ou clínica, para assim trabalhar de forma independente e empreendedora. A possibilidade de ter seu próprio consultório traz muitas liberdades, mas sem preparo adequado e planejamento, esse sonho pode se transformar em pesadelo. Para evitar que os planos vão por água abaixo, é necessário ter conhecimentos específicos sobre gestão de clínicas e consultórios médicos.

O conhecimento em gestão permite ao profissional lidar com contratempos e desafios da rotina de trabalho, especialmente em relação a itens como planejamento, atendimento administrativo e gestão financeira do negócio. O bom gerenciamento é refletido na boa produtividade, na qualidade dos serviços e no aumento da fidelização de pacientes, o que impacta significativamente nos lucros.

Pensando nisso, confira algumas dicas que a Pós Estácio separou para você que deseja atuar na gestão da sua própria clínica ou consultório médico. Elas podem ser bastante úteis tanto para quem já está começando quanto para aqueles que estão consolidando seus empreendimentos em saúde.

Tenha o controle com prontuários eletrônicos

Esta é uma incrível ferramenta para os médicos que administram seus próprios consultórios, que torna tudo mais prático. Os prontuários digitais permitem o acesso rápido ao histórico do paciente, diretamente no celular, tablet ou computador, informando medicamentos tomados, possíveis intolerâncias, tratamentos que não funcionaram e todos os outros dados necessários.

Tenha controle financeiro

Tudo que gira em torno de gastos, entrada e saída de valores deve ser controlado e registrado, caso contrário, você pode, por exemplo, reduzir a margem de lucro sem saber por quê. Para evitar esse tipo de situação, fique atento especialmente aos recibos de pagamento de consultas e ao que você paga a fornecedores e funcionários.

Divulgação consciente

Ao falar sobre gestão de qualquer ramo, a divulgação é um dos principais aspectos que devem ser levados em conta. Ela é um dos principais caminhos que trarão pacientes e fidelizarão aqueles que já são. É de extrema importância que médicos contem com uma equipe de marketing para investir em campanhas, principalmente usando a internet, que tem um potencial de comunicação gigantesco. Também é necessário estar atento para que essas campanhas não gerem sensacionalismo ou constrangimento, tendo em vista sempre o código de ética.

Estabeleça metas e objetivos

Assim como qualquer negócio, uma clínica ou consultório médico precisa de metas periódicas preestabelecidas. Não adianta adotar um excelente sistema de gestão e processamento de informações se esses dados não estiverem alinhados com seus objetivos e com a estratégia adotada para atingi-los. A gestão eficaz está atrelada ao estabelecimento de metas, tarefas e prazos que permitam nortear seu trabalho e levar aos resultados almejados.

Reuniões de alinhamento também são importantes para compartilhar o andamento das metas e o que pode ser aplicado de modo diferente para melhorar e motivar o trabalho dos colaboradores. O administrador deve ter em mente a relevância dessas metas para o crescimento do negócio, focando na qualidade e na experiência dos pacientes.

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