A autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer algo, e é essencial em todas as áreas da vida, desde relacionamentos até o lado profissional. Por vezes, podemos ser muito duros com nós mesmos e deixar que opiniões de outras pessoas nos botem pra baixo. A primeira coisa que se deve lembrar quando se tenta aumentar a autoconfiança é que ninguém é perfeito e você está fazendo o melhor que pode com o que você tem.
A falta de autoconfiança pode ser resultado de uma falha ou um ponto sensível de nossas vidas que parece que não conseguiremos superar. Mas, na verdade, até mesmo aquelas pessoas que parecem perfeitas não são assim de fato. Nós todos temos arrependimentos de situações passadas que gostaríamos de ter feito melhor. Algumas pessoas são campeãs em apontar o dedo para os outros sobre falhas ou erros, podendo levar a baixa autoestima.
Felizmente, nós podemos perceber que os erros e falhas são parte da condição humana e que não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o que fazemos a partir do minuto seguinte. Essa ideia de aprender com o passado e seguir em frente pode ser um conceito útil para aumentar a autoconfiança, porque a culpa sobre o que fizemos no passado ou como lidamos negativamente com algo pode nos fazer sentir menos confiantes sobre nossas habilidades ou o nosso lugar no mundo.
Quando paramos para perceber quando lidamos com algo assim , isso pode aumentar a autoconfiança. Estamos fazendo o melhor que podemos na nossa situação? Que outras opções podemos escolher? Quanto mais aprendemos a perdoar a nós mesmos para os erros do passado e pensar no presente e situações futuras, menor a possibilidade de sentir culpa e autoaversão.
Uma ótima maneira de começar a aumentar a autoconfiança é nos ater às grandes realizações de nossas vidas em vez de coisas que não nos fazem bem.