Para muitas pessoas as mudanças são as piores etapas da vida, isso ocorre pois deixamos um passado para trás, repleto de recordações e coisas que estávamos confortáveis a fazer. No presente momento, essas pessoas sofrem com a dificuldade de lidar com o passado, impedindo muitas vezes algumas tomadas de decisões no presente e futuro. Daí que surgem as famosas frases ¨quando eu fazia, quando eu tinha, quando eu trabalhava…¨, e assim vão as associações com o passado.

Com isso, você deve estar se perguntando: – Mas o passado não é importante? A resposta é SIM, o passado é muito importante, ele faz parte de decisões certas e erradas que tomamos, experiências que vivemos e, de certa forma, moldaram o que somos hoje. Mas o que não devemos é dar uma importância demasiada a ele esquecendo de viver o presente.

Por um outro lado, encontramos muito a turma que vive no futuro, imaginando os próximos passos, usando o ¨quando eu me formar, quando eu tiver filhos, quando eu for promovido….¨ Essas pessoas também não conseguem aproveitar o que o presente tem de bom, porque não o vivem, elas estão vivendo no futuro que nem sabem se irá acontecer.

O que temos que pensar é que ter planos e objetivos é necessário, porém, se você não trabalhar no que está acontecendo agora, essas metas vão sempre fazer parte de um futuro distante.

O professor Luiz Gasparetto publicou em seu blog a seguinte frase sobre o tema ¨Não esqueça: passado é história, futuro é uma incógnita.¨  Então aproveitemos o presente e não desperdicemos esse tempo com coisas que não voltam mais ou as que não sabemos se irão se realizar.

Para que você não seja um pessoa presa ao passado e nem viajante do futuro, é preciso que você pense nas seguintes dicas:

– Lembre-se: o passado ficou para trás e não vai voltar;
– Tente pensar no que você passou, mas sempre visando o que você aprendeu, principalmente com os erros e tente fazer diferente.
– Veja o seu presente, saiba o que você está vivendo, fazendo e executando;
– Faça um planejamento do seu futuro visando as ações que você precisará fazer no presente para conquistar;
– Crie metas para conseguir se motivar, criando assim um elo entre presente e futuro. Assim você ganhará objetividade.

Essas dicas são básicas para que você esteja sempre em contato com o que está acontecendo agora, pois a cada segundo estamos tomando uma decisão diferente.