Há muitas razões para aumentar a quantidade de fibras na sua dieta. Alimentos com um alto teor de fibras podem ter muitos benefícios para a sua saúde geral e bem-estar, como reduzir o colesterol, ajudara manter o intestino saudável e até mesmo diminuir o risco de câncer. Os alimentos que você come regularmente podem conter um pouco de fibras, mas aqui iremos dar algumas dicas para aumentar esta quantidade.

Incluir frutas e vegetais crus mais em sua dieta irá aumentar a sua ingestão de fibras. Para obter os melhores resultados, coma pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. Frutas que são excelentes fontes de fibras incluem frutas vermelhas, peras, maçãs e ameixas. Se você quiser aumentar a fibra comendo mais legumes, mantenha na dieta a couve de Bruxelas, cenoura e alface.

Muitos distúrbios digestivos, incluindo prisão de ventre, a síndrome do intestino irritável e diverticulose, podem ser reduzidos por adição de fibra na dieta. Adicionando produtos com farelo e grãos inteiros à sua lista de compras, você pode aumentar a sua ingestão de fibra. Compre algum farelo de trigo ​​e adicione-o ao seu cereal favorito. Em vez de comer pão branco, experimente pão integral. Do mesmo jeito, se você comer muito arroz em suas refeições, troque o arroz branco pelo integral.

Para algumas pessoas, existem alguns efeitos colaterais de um aumento acentuado de fibras na dieta. Muitas pessoas sofrem de inchaço, dores de estômago ou gases quando há um aumento de fibras. Estes efeitos podem ser evitados se a dieta foi iniciada com pequenas alterações e os alimentos que são ricos em fibra forem aumentando ao longo de um período de semanas. Lembre-se também de aumentar a ingestão de líquidos quando você aumentar as fibras. Se você ainda não estiver bebendo pelo menos de seis a oito copos de água por dia, então você deve considerar este habito. Isto não só ajuda a digestão, mas também tem sido associado a contribuir para a perda de peso.