O processo de gestão de metas de desenvolvimento pessoal é extremamente individual tendo em vista que seus objetivos podem lidar com muitas áreas da vida, incluindo carreira, educação, saúde, relações pessoais, ou atividades criativas. 
Em geral, o primeiro passo é definir o que você deseja realizar e definir um prazo. Uma vez que você tenha decidido sobre objetivos a longo prazo, é melhor dividi-los em passos menores e mais gerenciáveis. 
Esses objetivos podem levar meses, anos, ou até mesmo uma vida inteira para serem realizados e alcançados.
 Alguns exemplos incluem o investimento em uma educação continuada, começar uma família, economizar uma quantidade específica de dinheiro, escrever um livro, ou começar um negócio próprio. 
Estabelecer metas pode exigir uma grande dose de pensamento e reflexão levando em conta a realidade e possibilidades do indivíduo que a traça.
Depois de ter definido claramente e de forma realista seus objetivos leva algum tempo para descobrir como realizá-los.
Use as informações disponíveis para consolidar os objetivos maiores em uma série de passos menores e mais gerenciáveis. 
Esses passos devem ser cuidadosamente planejados com o resultado desejado em mente. Uma boa ideia é escrever as suas metas e as medidas que pretende tomar para alcançá-las. 
É vital manter essas submetas relativamente fáceis de realizar, pois ao completá-las, lhe dará motivação, levando a novos sucessos. Se pequenas metas são muito difíceis de alcançar, torna-se tentador desistir.