Como detectar a dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem é um problema que afeta a maneira como uma pessoa recebe e processa as informações. Isso acontece normalmente com 8% até 10% das crianças menores de 18 anos. Pessoas com dificuldades de aprendizagem podem ter problemas do tipo:

Dificuldades de aprendizagem não têm nada a ver com o quão inteligente é uma pessoa. Pelo contrário, uma pessoa com uma deficiência de aprendizagem pode apenas ver, ouvir ou entender as coisas de forma diferente. Isso pode tornar as tarefas diárias, como estudar para um teste ou ficar focado na classe, muito mais difíceis.

Tipos de Dificuldades de Aprendizagem

Há muitos tipos diferentes de dificuldades de aprendizagem e podem afetar as pessoas de diferentes formas. É importante notar que o déficit de atenção e hiperatividade e autismo não são o mesmo que dificuldades de aprendizagem.

Os principais tipos de distúrbios de aprendizagem incluem:

Dispraxia – Dispraxia afeta as habilidades motoras de uma pessoa. Habilidades motoras nos ajudam com os movimentos e a coordenação. Uma criança com dispraxia pode esbarrar em coisas ou têm dificuldade para segurar uma colher ou amarrar os cadarços.

Dislexia – Dislexia afeta o modo com que uma pessoa processa a linguagem e isso pode fazer com que o ato de ler e escrever, se tornem uma tarefa difícil. Esse problema também pode causar distúrbios na compreensão de leitura. As crianças também podem ter problemas para se expressar verbalmente e unir pensamentos durante a conversa.

Disgrafia. Dysgraphia afeta as habilidades de escrita, uma pessoa com disgrafia pode ter uma variedade de problemas, incluindo:


Discalculia –
Discalculia afeta a habilidade de uma pessoa fazer a matemática. Distúrbios de matemática podem assumir muitas formas e tem sintomas diferentes de pessoa para pessoa. Em crianças pequenas, discalculia pode afetar o aprendizado nas contas e reconhecimentos de números.

Diagnosticar dificuldades de aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem podem ser difíceis de diagnosticar, porque não há nenhuma lista definitiva dos sintomas que se encaixa em cada criança. Além disso, muitas crianças tentam esconder o problema. Você pode começar a prestar a atenção nas lições de casa, pedir para o seu filho ler em voz alta ou até mesmo simular contas como: quantos primos vocês tem? Nessa hora professores e pais, tem que se comunicar para que dificuldades sejam analisadas e arrumadas a tempo.