Como é o trabalho de um Diretor de Arte?


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Com o passar dos anos, a publicidade se reinventou. Se, antes, a estratégia era impactar e converter clientes no meio físico, hoje, o impacto nas plataformas digitais precisa ser certeiro, pela necessidade de se destacar em meio à tonelada de informações e notificações que recebemos diariamente. Com o foco voltado para novas mídias e tecnologias interativas, os produtos estão cada vez mais centrados no design e na experiência do usuário. Nesse contexto, surgiu uma profissão que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado da comunicação criativa: a de diretor de arte.

No mundo publicitário, fica a cargo do diretor de arte a responsabilidade pelo conceito de uma campanha publicitária, geralmente idealizada e escrita junto com o redator. Os alinhamentos e as diretrizes são encaminhados ao diretor de criação, que analisa a ideia e coordena a criação diretamente com a equipe de designers, seguindo a proposta de conceito pensada previamente, mas sempre participando ativamente do desenvolvimento criativo do produto, sugerindo alterações e mudanças, quando necessárias.

O diretor de arte está presente em diversas áreas cujo produto final é a concepção artística de um material audiovisual, o que pode ser uma campanha de publicidade, cinema ou televisão. Quando o trabalho é focado na área publicitária, o profissional precisa ter boas noções de design, branding, fotografia, arte e tipografia. De modo geral, é responsabilidade do diretor de arte desenvolver projetos gráficos, layouts e identidades visuais seguindo o briefing elaborado pela equipe de planejamento. Nesse processo, o diretor acompanha a elaboração da arte até o fim, para garantir que esteja de acordo com a proposta e suas expectativas.

 

Perfil e requisitos da carreira de Direção de Arte

Para seguir nesse ramo, o profissional deve ser criativo e destemido em compartilhar boas ideias que possam impulsionar os projetos. É importante, também, que o profissional seja empenhado, disposto a trabalhar em equipe e em ouvir o que os colegas têm a dizer sobre os projetos. Desenvolvimento de projetos publicitários também exige uma análise crítica da linguagem comercial, para que a comunicação com o público alvo seja coerente; por isso, o diretor de arte também deve saber se expressar verbalmente com clareza, afinal, será sua responsabilidade repassar ao cliente os detalhes das ideias e seus objetivos.

Como qualquer profissional, é importante que o Diretor de Arte construa um bom portfólio ao longo da carreira, que apresente suas principais habilidades e diferenciais, assim como seus projetos, objetivos e resultados alcançados.

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