Com a idade, a pele sofre desgastes naturais, assim como todo resto do nosso corpo. Mas muito do que pensamos em envelhecimento como natural é de fato, devido á exposição ao sol e outros fatores. Isso significa que o envelhecimento da pele pode ser retardado e nunca é tarde para começar os cuidados.

Envelhecimento normal da pele: colágeno, elastina e flacidez da pele
Subjacente a nossa pele é uma malha de fibras de colágeno e elastina, que são proteí­nas que mantém a pele firme. Á medida que envelhecemos, a rede de fibra enfraquece e a pele cede, pois ela perde a sua estrutura de apoio.

A Pele se torna mais fina com a idade e perde gordura. A suavidade da nossa pele quando somos crianças é substituída por uma textura mais áspera.

Nosso código genético contribuí de forma invisí­vel para o processo do envelhecimento e isso não pode ser evitado.

Na verdade, a maioria das alterações da pele associadas com o envelhecimento são evitáveis. A maioria delas são devidos a uma causa: os danos causados pelo sol.

Os raios ultravioleta do sol penetram na pele. Lá, eles danificam as fibras elásticas que mantém a pele firme, permitindo o desenvolvimento das rugas. A luz solar também é responsável por manchas nas mãos, rosto e outras áreas expostas ao sol.

A quantidade de rugas que se desenvolvem são em grande parte dependente de exposição ao sol durante toda uma vida. Embora não possamos voltar e colocar protetor solar em nossos despreocupados ” eu mesmos”, podemos parar o dano que está acontecendo agora e nos próximos anos.

Qual quer bronzeamento é considerado um dano para a pele, por isso sempre esteja atento:

– Use sempre protetor solar. Escolha um produto com fator de proteção solar (FPS) 15 ou maior. As mãos e o rosto são os mais expostos.

-Usar um chapéu com aba.

– Evite o sol das dez horas – quando seus raios solares são mais fortes.

Além de evitar os danos do sol, outros hábitos podem envelhecer a pele prematuramente, como fumar que causa danos na pele e provoca rugas. Rugas ocorrem mais cedo e são mais profundas em pessoas que fumam, levando á chamada “cara de fumante”.

Pés de galinha ao redor dos olhos e da pele ao redor das pálpebras caí­das são comuns em tabagistas de longa data. Um desejo de proteger a sua aparência jovem é para parar de fumar.