A ansiedade é uma emoção natural do corpo e que todos nós vamos experimentar mais de uma vez ao longo da vida. É natural sentir-se estressado antes de uma apresentação, período de provas, uma reunião importante ou até mesmo para rever alguém que está viajando. No entanto, se essa sensação de ansiedade atravessar um período maior que o esperado ou o acontecimento e você não conseguir se sentir relaxada alguma coisa de errado está acontecendo com o seu organismo e terá que acompanhar junto ao psicólogo o que está acontecendo.

Contudo, separamos algumas dicas que poderão ajudar você a prevenir e algumas ações decisivas para levar uma vida relaxada e com alegria.

Faça uma mudança no seu estilo de vida:

Eliminar alimentos indutores de ansiedade de sua dieta. Parece simples, mas mudar o que você ingerir diariamente pode ter um enorme impacto sobre o seu nível de ansiedade. Os alimentos a seguir fazem parte dos indutores de ansiedade e podem estar contribuindo para o estresse do dia-a-dia.

Café
O café é umas das bebidas mais populares no Brasil e no Mundo, além ser um companheiro, ele também ajuda as pessoas a obter mais energia durante o dia. Porém, o café contém substância que ficam ativas no seu organismo por horas, mantendo o seu corpo ativo até na hora de dormir. O café é um dos alimentos que causam mais ansiedade e tem que ser consumido de forma moderada. Caso você beba café todos os dias tente reduzir primeiro as quantidade durante a semana e também encontrar em outras bebidas como chá, água e suco de frutas uma companhia para antes e depois das refeições. Pode parecer muito difícil de desistir, mas o fato é que a redução do nível de estresse vai ser notado ao longo desse período.

Açúcar
As pessoas muitas vezes veem no doce e guloseimas uma opção para a redução do estresse, uma vez que os alimentos dão uma sensação de conforto momentânea. No entanto, a ascensão e queda de açúcar no sangue que ocorre após a ingestão destes alimentos pode realmente fazer suas emoções variarem mais. Tente substituir esses alimentos por frutas e legumes para evitar os altos e baixos do açúcar no organismo.

Álcool
Depois de um dia estressante no trabalho, muitos relaxam tomando uma cerveja ou um bom vinho, no intuito de esquecer um pouco os problemas e ter um momento longe do conflito. Porém, muitas pessoas acabam perdendo o controle e bebem um pouco mais do que o necessário. Beba com moderação e, quando beber, não se esqueça de hidratar o corpo com água para reduzir a chance de ficar com uma ressaca muito estressante.

Incorporar alimentos melhoram o humor em sua dieta. Manter-se saudável com uma dieta equilibrada pode ser demorado, mas depois de um tempo você conseguirá fazer dessa prática uma rotina e estabilizar o seu humor. Se você está recebendo os nutrientes certos, seu corpo vai ser capaz de afastar a ansiedade durante situações estressantes.

Consuma mais alimentos ricos em antioxidantes, como amoras e açaí. Estes ajudam a elevar os níveis de humor e reduzir os hormônios responsáveis ​​pelo estresse.

Alimentos ricos em minerais como magnésio e potássio, como o farelo, chocolate escuro, sementes de abóbora, peixe e amêndoas são outras boas opções em combate a ansiedade. A maioria das pessoas não recebem a quantidade recomendada de magnésio, que resulta em uma variedade de sintomas, incluindo ansiedade.