Há uma série de maneiras de lidar com um chefe difícil. Cada situação de trabalho é única e é formada pelas práticas de gestão, modelos de negócios e variedade de personalidades envolvidas no trabalho. Embora cada situação seja diferente, há algumas atitudes-chave que você pode tomar para tentar melhorar a sua relação de trabalho com o seu superior.
A primeira coisa a fazer quando se tenta lidar com um chefe difícil é dar uma boa olhada no seu próprio trabalho. Certifique-se de que o trabalho que você está fazendo e as maneiras pelas quais você está interagindo com seus superiores e seus colegas de trabalho é boa o suficiente. Se você tiver um colega de confiança, você pode até pedir conselhos sobre como você pode melhorar. Certifique-se de estar preparado para as críticas, mas só pergunte a alguém que você sabe que pode oferecer uma crítica construtiva. Você pode encontrar uma maneira de melhorar algum aspecto de seu desempenho como trabalhador e neutralizar um problema com o seu patrão.
Combinar o seu estilo de comportamento o do seu chefe também é uma boa solução. Observe o estilo de comportamento e de comunicação do seu chefe. Ele tem um ritmo acelerado e rápido para tomar decisões? Ele é lento para pensar sobre as coisas e precisa de tempo para processar a informação? Quanto mais você puder combinar seu estilo ao estilo do seu chefe para se comunicar, mais ele vai realmente ouvir o que você está dizendo.
Outra dica é não reagir ao bullying. Lembre-se que os bullies obtêm sua força a partir daqueles que estão com medo. Se o seu chefe é um daqueles que grita, critica , ou julga – se mantenha firme . Se você está fazendo o melhor trabalho que você pode fazer, mantenha a cabeça erguida e não ceda à intimidação. Faça perguntas, procure entender e trabalhar para aliviar uma situação difícil , em vez de se encolher ou responder com raiva. É preciso prática, mas os resultados valem a pena.
Infelizmente, você pode achar que nada que você faz para melhorar o seu trabalho ou aderir às expectativas e políticas da empresa vai melhorar seu relacionamento ou interações com o seu chefe difícil. A triste verdade é que há algumas pessoas na gestão que são apenas difíceis de lidar. Ao lidar com um chefe tão difícil, uma das coisas mais importantes a fazer é manter a calma durante todas as suas interações.
Respire fundo e permaneça profissional. Quando seu chefe lhe dá as direções, não se esqueça de repeti-las de volta para assegurar que você entendeu o que está sendo solicitado de você. Isso vai chamar a atenção do seu chefe, mostrando que você está prestando atenção e também lhe dará uma conversa para fazer referência se ele ou ela implicarem, mais tarde, que o seu trabalho não foi satisfatório.
Por fim, se você continuar tendo problemas com seu chefe, procure a ajuda do departamento de recursos humanos ou tente reunir uma série de outras pessoas em seu local de trabalho que estão tendo os mesmos problemas e discuta as suas preocupações com o seu chefe de uma forma franca, e não de confronto.