O ambiente de trabalho é o lugar em que passamos mais tempo durante a semana, em média cerca de 9 horas por dia. O empregado passa momentos diversos, como a alegria de um novo negócio, a perda de um contrato para outra empresa, a meta que ainda não foi atingida, o chefe que está pressionando e até mesmo a conquista dá tão sonhada promoção. Esses altos e baixos emocionais causam um certo estresse nos colaboradores, criando uma sensação de falta de motivação, principalmente com o chefe.

Porém, se analisarmos o gestor dá mesma forma que analisamos as atividades do colaborador, chegamos a conclusão que a pressão exercida é a mesma e que os líderes também tem que possuir a motivação. Então se todos na empresa precisam de estímulos para trabalhar, de onde vem a motivação nas empresas?

Como manter-se motivado no trabalho?

“No mundo corporativo contemporâneo, as empresas buscam colaboradores que possam manter sua própria motivação, sendo capazes de atingir suas metas profissionais e pessoais. Contudo, para que isso aconteça a motivação tem que acontecer de dentro para fora e não de fora para dentro” diz o professor Gasparetto, dos cursos de pós em gestão.

Entrando mais a fundo no conceito defendido por Gasparetto, a motivação não depende do chefe e de mais ninguém, ela depende única e exclusivamente da motivação interior. Isso porque, a motivação é uma necessidade insatisfeita que o leva a agir para tentar satisfazê-la. Ela nasce quando estamos envolvidos dentro de um processo, criando assim seus próprios desafios e estímulos. O profissional que consegue buscar em si próprio a pró-atividade diária, é o profissional que as empresas buscam hoje e dia.

Para que você possa se sentir cada vez mais motivado em seu trabalho é preciso:

– Sempre esclarecer dúvidas;

– Entender qual é o planejamento e o que terá que ser feito para alcança-ló;

– Não pegar problemas dos outros para você;

– Dormir 8 horas por dia, pois ninguém que dorme pouco consegue recuperar energia gasta anteriormente;

– Estar de acordo com os objetivos dá empresa, porque só assim você irá se identificar e estar envolvido no projeto.

Todas as situações acima fazem parte de uma iniciativa da pessoa que busca a motivação. Pessoas que não estão motivadas em seu trabalho deverão buscar junto com a empresa a melhor saída, sendo ela um acordo ou uma mudança de função.