Com base nas teorias atuais de funcionamento do cérebro, os especialistas recomendam muitos métodos diferentes para melhorar a memória, incluindo mudanças de estilo de vida, os ajustes nutricionais e exercícios mentais, por vezes específicos. Alguns dos métodos de aprimoramento de memória mais comuns incluem a ingestão de suplementos de ervas, como ginkgo biloba, e se esforçar para aprender coisas novas. Há também um foco geral em manter o cérebro ativo para combater qualquer tendência para a atrofia mental, especialmente com a idade.




A ginkgo biloba tem sido promovida como uma forma de melhoria da memória. Algumas pessoas ainda acreditam que ela possa ajudar a combater a doença de Alzheimer, embora as pesquisas sobre isso ainda estão sendo desenvolvidas. Ela pode causar um aumento no suprimento de sangue para o cérebro, e muitos especialistas acreditam que isso pode potencialmente levar a um aumento da capacidade cognitiva em muitas áreas, incluindo a melhoria da memória. Há também alguma sugestão de que a droga poderia representar perigos quando combinada com qualquer medicamento que afina o sangue por causa do potencial de hemorragia cerebral.


Outro foco comum entre os pesquisadores de memória é recomendar o exercício do cérebro para melhorar a memória. O conceito básico é que o cérebro é muito parecido com um músculo, no sentido de que a inatividade pode levar a uma perda de função. Algumas dessas pessoas acreditam que exercícios mentais, como jogos de memória, podem potencialmente levar a uma melhora na função cerebral. Existem pesquisas para apoiar esta abordagem de tratamento, e muitos especialistas utilizam-no com pessoas que sofrem de deficiência de memória.


Algumas pessoas também acreditam que a dieta e o exercício pode levar à melhoria da memória. A maioria das pessoas que é a favor desta abordagem sugere que os indivíduos devem garantir que comam bastante frutas e legumes. Há também um foco em determinados nutrientes como o ômega- 3. O exercício tem o potencial de mudar a química do cérebro de uma pessoa, e alguns especialistas acreditam que o aumento certas substâncias químicas podem melhorar o desempenho global do cérebro .


A maioria dos cientistas cognitivos acredita que existem dois tipos diferentes de memória. Por um lado, há a memória de curto prazo, que permite que as pessoas se lembrem de coisas que só precisarão se ​​lembrar de minutos ou horas. Memória de longo prazo é, geralmente, para as coisas que serão sempre necessárias ou coisas que são emocionalmente importantes. Às vezes, dificuldades de memória só irão causar problemas para um tipo de memória e diferentes abordagens de tratamento são utilizadas para diferentes tipos de perda de memória.