Alguns especialistas na área de gestão de pessoas e carreiras são unânimes sobre a importância da personalização do currículo, isso para cada novo trabalho que se candidatar. Mas para muitos de nós, quando se trata de rever nossos currículos, a primeira pergunta é: como? O problema surge, pois conhecemos o que fazemos ou nossa história, que tudo parece óbvio e o resultado disso é ficar parado no mesmo lugar.
Analisando o cenário, nós da Estácio preparamos algumas dicas que irão impulsionar o seu olhar para dentro do seu currículo e também lhe preparar para o que está por vir. Veja nossas dicas:
Analisar a empresa e seus dizeres
Levando em consideração que na fase de análise de currículo é feita uma triagem e a maioria dos candidatos são eliminados, você tem que estar bem atento ao que escrever e de que forma. A maneira mais fácil para garantir uma boa comunicação com o leito do seu currículo é estar em sintonia com a empresa e o modo que ela coloca as palavras. Um exemplo disso é o nome do seu último ou atual ou cargo, você era conhecido como Marketing Digital ninja e você está aplicando para uma posição de Especialista em Marketing Digital, assim você deverá alterar o suas habilidades para especialista em marketing digital.
Um passo importante é entrar no site da empresa e ver como tudo funciona, visando sempre relacionar os seus pontos fortes com a empresa.
Não mentir
Você deve estar pensando, mentir? é, infelizmente algumas pessoas ainda mentem no currículo. É muito mais fácil com pequenas mentiras, ter um caminho facilitado, porém no futuro essa mentira vai ser colocada a prova e você não terá habilidades para executar. Qualquer mentira, mesmo que pareça aparentemente inconsequente poderá colocar a sua procura de emprego em xeque-mate.
A dica nesse caso é transformar essas mentiras em verdade, procurando cursos, principalmente se esses pontos forem de suma importância para o futuro cargo.
No próximo post iremos postar: Como melhorar o seu currículo parte II com mais dicas.