Ataque cardíaco é a morte do músculo cardíaco causado pelo bloqueio de uma artéria coronária. Medicamente, é conhecido como infarto do miocárdio, condição que ocorre quando a artéria coronária está entupida, privando o coração de sangue e oxigênio. Esta interrupção do transporte sanguíneo provoca dor e pressão no peito, danos ao coração, e possivelmente a morte.


Apesar de um ataque cardíaco ocorrer inesperadamente, a causa pode ser súbita ou gradual. A principal causa de ataques cardíacos é aterosclerose, ou entupimento das artérias, devido ao acúmulo de placas causadas por depósitos de colesterol. Se aterosclerose ocorrer nas artérias coronárias, o estreitamento gradual destas artérias começa a ter um impacto sobre o músculo cardíaco e, eventualmente, leva a um infarto. Da mesma forma, um coágulo de sangue também pode criar uma obstrução de uma artéria coronária resultando no mesmo quadro.


Os sintomas de um ataque cardíaco incluem dor e pressão no peito, falta de ar, dor braço esquerdo, e até possíveis náuseas ou vômitos. No entanto, os médicos especialistas estimam que perto de 25 por cento dos ataques são silenciosos, dando ao paciente uma ausência de sintomas de alerta. Por isso que os cuidados de saúde de rotina, como a análise dos fatores de risco e monitoramento da saúde cardíaca, são importantes.


Um ataque cardíaco pode trazer muitos sintomas graves ou então nenhum sintoma, no entanto, ao final, o dano pode ser o mesmo. Um ataque cardíaco é considerado uma emergência com risco de morte e quaisquer sinais ou sintomas, não importa quão leve sejam, devem ser examinados por um médico. Atrasar o tratamento aumenta a chance de danos permanentes, redução da função cardíaca ou até mesmo a morte. Quanto mais tempo o coração é privado de oxigênio e um fluxo sanguíneo adequado, maior o dano. Se uma grande quantidade de músculo cardíaco morre, prosseguirá uma insuficiência cardíaca.


Além disso, a lesão do músculo do coração pode também levar a fibrilação ventricular, um batimento cardíaco irregular provocado por uma atividade eléctrica anormal. Se a falha em bater o coração e bombear sangue normalmente, o fornecimento de sangue para outras partes do corpo, incluindo o cérebro, é interrompido. A lesão cerebral pode ocorrer em questão de minutos, se for privado do oxigênio que necessita. 

Uma vida saudável pode contribuir para a diminuição dos riscos de se ter um ataque cardíaco.

Conheça nossos cursos de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina.