Vida de aluno, que pode ser dos cursos de graduação ou especialização, não é nada fácil. Com tantas fórmulas, conceitos e conteúdos para memorizar, difícil é encontrar tempo para a concentração plena, em meio às atividades e à correria do cotidiano. 
Algumas dicas, no entanto, podem ajudar neste processo e lhe trarão uma nova luz quando o assunto é “estudo e aproveitamento”. 
 
Confira! 
 
1. A paciência é amiga, pode confiar. Então mesmo que esteja atrasado com relatórios, provas ou artigos que devem ser entregues à universidade, apenas inicie os estudos a partir do momento em que estiver relaxado. Vale chá de hortelã, erva-cidreira ou maracujá para este caso.  
 
2. Enquanto lê os conteúdos abordados em livros, revistas especializadas, ou até mesmo na internet, destaque os dados mais importantes e relacione-os. Desta maneira você contribuirá para a sua memorização.  
 
3. A cada meia-hora de estudo faça uma parada de cinco minutos. Prepare um lanche, tome um suco e procure dar espaço para o relaxamento. Não é indicado passar mais do que duas horas em leitura contínua. 
 
4. Coloque as informações essenciais em papeis. Destaque com canetas coloridas e faça uma espécie de “mapa estrutural”. Existem pessoas que compreendem mais a respeito de um tema quando o estudam desta forma. 
 
O mais importante, por fim, é fazer desta uma tarefa prazerosa. Portanto, pense que os momentos que você dedica aos estudos devem ser bem aproveitados e valorizados. 
 
Boa sorte na caminhada!