Existem muitos motivos que justificam você pedir um aumento de salário hoje, terminar a faculdade, contas para pagar, comprar um carro ou até a construção de uma vida a dois. O aumento salarial é uma situação cotidiana e que beneficia tanto a empresa quanto o colaborador, tendo em vista que, ao receber mais o colaborador vai se sentir motivado e trazer mais lucros para empresa. Mas antes dessa negociação temos que pensar em como estamos nos colaborando para o desenvolvimento da empresa e se essas colaborações estão justificando seu aumento de salário ou até mesmo uma promoção.
“Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro é como querer colher sem plantar”, David Bly.
Seguindo o contexto da frase de Davi Bly, não podemos pedir nenhum reajuste salarial se não estamos trabalhando para isso. A primeira coisa que tem que ser pensado é o quanto estamos produzindo para a empresa crescer, o quanto estamos seguindo os objetivos da empresa e trabalhando para alcançar as metas traçadas. Fazer uma auto avaliação antes de falar com seu chefe é não desperdiçar uma chance de ter mais dinheiro no final do mês. Comece a monitorar você mesmo fazendo as seguintes perguntas:
– Eu chego no horário todos os dias? Se a empresa que você trabalha não exige um horário fixo pergunte-se sobre a quantidades de horas trabalhadas;
– Qual é a qualidade da entrega dos relatórios exigidos? Você entrega no prazo?
– Você obedece as regras da empresa e respeita seus colegas?
– Quanto tempo desde o seu último aumento?
– Os seus últimos resultados foram positivos?
Essas perguntas farão com que na hora da negociação com o seu chefe você tenha argumentos para justificar o seu merecimento. Claro que existem momentos para essa reunião, no qual deverá ser observado o nível de estresse atual da empresa e positividades nos lucros.
Faça uma avaliação própria, analise a situação da empresa e
responda para você mesmo se você merece o aumento, se a resposta for sim, você mesmo conseguirá provar para o seu chefe o quanto vai ser lucrativo para empresa o seu aumento salarial.