Devido à existência de tantos tipos diferentes de situações que poderiam levá-lo a uma posição de líder de grupo, é difícil estabelecer um método infalível para o sucesso. Existem  alguns passos simples e alguns exercícios que podem acalmar seus nervos e aumentar sua confiança e que podem prepará-lo para uma situação de liderar um grupo.

O primeiro passo ao apresentar-se como um forte líder de grupo é estar preparado. A maioria das pessoas demonstrará estar  em posição de liderar um grupo em um ambiente de trabalho, como em uma apresentação ou reunião. Portanto, é vital que você se prepare bem, pois se o seu grupo vê que você não é conhecedor ou que está despreparado, há grandes chances de você perder a atenção dele, ou pior – o respeito dele. Organize suas anotações, deixe quaisquer materiais de apresentação prontos e claramente apresentáveis, e eletrônicos – como computadores –  devem ser configurados anteriormente (formatos de arquivos, execução de programas, etc.) e prontos para serem usados.

A chave para ser um líder de grupo eficaz é lembrar que você, também, faz parte do grupo. Em outras palavras, você é parte de uma equipe – basta pensar em si mesmo como o capitão da equipe. Você é uma importante parte do grupo, porém, não a única. Portanto, é vital que você envolva cada membro do grupo em diversas atividade que você está desenvolvendo. Se você ignorar certos membros do grupo – ou pior, todo o grupo – você pode ter certeza que eles vão ignorá-lo também. Atraí-los para a conversa e incentivá-los a expressar suas opiniões é essencial. Quando propor uma discussão em grupo, como o líder, você deve falar menos do que qualquer outra pessoa. Você é um guia, não um professor.

Um lado difícil no processo de liderança é manter o grupo sob controle. Às vezes, uma conversa pode sair do foco ou ocorrer fora de hora e, como o líder do grupo, é o seu trabalho trazer todo o grupo de volta e reorientar a sua atenção. Um líder de grupo é, entre outras coisas, um gerente: um gerente de tempo, de temas, do humor e tom, e de dinâmicas de grupo. Neste sentido, pense em si mesmo como um chef  ao preparar um bom molho: uma vez que você tenha adicionado os ingredientes, você deve monitorar o produto e a produção global para ter certeza de que está tomando a forma que você deseja. Se o molho precisar de mais sal – ou se a sua discussão precisa de mais foco – adicione a gosto.