A saúde do intestino é crucial para garantir o bem-estar de todo o nosso corpo. O sistema digestivo nos proporciona nutrientes essenciais para se ter uma vida saudável e para ao mesmo tempo remover o que não precisamos, a fim de se manter saudável o organismo. No Brasil cerca de 20% da população sofre de prisão de ventre e ela é mais comum entre as mulheres, porém, a boa notícia é que regular o sistema digestivo pode ser feito – em alguns casos – sem o auxílio de medicamentos específicos.

De acordo com o corpo docente do curso de Pós em Nutrição, sempre que sentimos vontade de ir ao banheiro, isso para as necessidades fecais, essa vontade tem que ser atendida de imediato. Isso porque não é saudável que os resíduos passem mais tempo do que o ideal em nosso colo. Dado que a água é absorvida e provoca a desidratação excessiva destes materiais, formando assim fezes mais duras,  interferindo no funcionamento do cólon.

Outras ações podem ser tomadas, como a reeducação alimentar ou a adição de mais alimentos benéficos para a sua saúde.

Certifique-se de comer pelo menos 3-5 porções de frutas e vegetais por dia.
Adicionando morangos fatiados em cima do seu cereal matinal, uma maçã para um lanche no meio da manhã e comer vegetais são maneiras fáceis de incorporar mais frutas frescas e vegetais a sua dieta.

Adicione fibras em sua sua dieta diária. Vá até um supermercado e escolha sempre cereais, pães e massas ricos em fibra.

Beba mais água. À medida que você aumenta a ingestão de fibras, é fundamental que você aumente o consumo de água também. Isso vai ajudar no processo de digestão e a evitar constipação. Beba um mínimo de 8 copos por dia de água.

Exercício. Estudos têm demonstrado que o aumento da atividade física acelera o metabolismo e deixa-o mais eficaz. Trinta minutos de exercício três vezes por semana é o recomendado.

Caso você tenha feito todas as dicas citadas sem obter melhorias, procure um médico e veja o melhor tratamento para você!