A vida é, certamente, um ato de equilíbrio entre trabalho, casa, estudos, filhos, e o resto das coisas que existem para lidar com a rotina. Muitas vezes parece ficar cada vez mais complicado, pois o tempo passa. A capacidade de se organizar entre todos os vários detalhes associados com a vida não é uma tarefa fácil, por isso é importante começar por não tentar organizar tudo de uma vez. Portanto, um bom primeiro passo para se organizar é decidir qual aspecto da sua vida está precisando de mais atenção.

Às vezes, essa é uma tarefa fácil, como uma coisa pode ser, obviamente, mais confusa do que qualquer outra coisa, ou ter prioridade simplesmente porque ela tem que ser feito. Coisas que podem precisar de organização imediata podem ser pratos sujos, armário bagunçado, ou então qualquer coisa que, se deixada para trás, pode causar um problema que não é facilmente corrigido, como uma conta atrasada ou calcular o imposto de renda. Uma vez que você tem algo em mente que precisa de atenção imediata mais do que qualquer outra coisa, organize isso e não se preocupe com o resto.
Se não é tão simples ver o que precisa de atenção imediata, então a melhor maneira de começar a se organizar é fazer uma lista. Você pode fazer isso com uma caneta e papel, um documento de computador, ou qualquer método que você escolher, desde que seja fácil para você e não cause mais confusão. Depois de ter sua lista de como você vê o que precisa ser organizado, é hora de priorizar, basta numerar os itens da sua lista da coisa mais importante para a menos importante. Só não tente fazer tudo ao mesmo tempo. A chave para ser um organizador profissional é se concentrar em uma confusão a cada momento.

Há muitas maneiras diferentes de se organizar, mas existem algumas regras gerais que você pode seguir. A primeira delas é a de não ter medo de jogar fora ou doar itens que estão causando desordem desnecessária. Isto serve desde a roupa que você nunca vai usar novamente, até os arquivos no seu computador que nunca terão alguma utilidade. Outra coisa importante a lembrar é usar um calendário quando você está organizando seus planos, seja usando um calendário no seu celular ou em uma agenda.

Uma das regras mais importantes uma vez que você se organizar é manter-se organizado, colocando as coisas de volta onde elas pertencem. Pode ser um pouco de trabalho, mas vai poupar o trabalho de descobrir onde está no futuro. Por fim, lembre-se de dar uma pausa quando você ficar sobrecarregado; relaxe e perceba que, se você continuar a trabalhar, você pode se organizar.