Como ser um bom gestor de pessoas


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Em toda pequena, média ou grande empresa, há uma pessoa responsável por gerir os colaboradores, e essa é uma tarefa desafiadora e extremamente importante. Um bom gestor pode fortalecer as equipes, aprender com os erros anteriores e manter um ambiente harmônico e confortável para todos.

5 dicas para você desenvolver suas habilidades em Gestão

1. Fortalecer suas equipes

O que mantém os funcionários na empresa? O que os impede de ir para outro lugar? O que os fortalece nos momentos desafiadores?
 
Um líder deve estar sensível e atento ao momento e às particularidades de cada indivíduo, para que, dessa forma, consiga desenvolver estratégias para fortalecer os colaboradores e as equipes, inclusive nos momentos difíceis.

2. Estabelecer metas

Certifique-se de que cada funcionário saiba o que é esperado dele. Estabelecer objetivos concretos ajuda a organizar o dia a dia de seus funcionários e a manter o foco nas tarefas a serem cumpridas. 

3. Oferecer feedback

Oferecer um retorno sobre o trabalho desenvolvido pelo seu funcionário colabora para que ele se sinta valorizado. Mostrar que você conhece e apoia os passos do funcionário é como trabalhar em parceria, gerando assim confiança. Se o retorno ao seu colaborador for negativo, faça críticas, mas procure soluções junto com ele. Lembre-se: time que trabalha junto, vence junto! 
 
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4. Delegar responsabilidades

Você é um gerente porque você é bom no que faz, mas isso não significa que você deverá fazer tudo sozinho. Seu trabalho como gerente é ensinar outras pessoas a fazer um bom trabalho.
 
Aproveite a oportunidade em que alguma tarefa foi realizada de forma incorreta para ensinar e capacitar seus funcionários. Depois, gradualmente, dê a eles tarefas de maior responsabilidade, entendendo sempre seus pontos fortes e fracos.
 
Aprender a antecipar eventuais problemas que os funcionários possam ter e orientá-los adequadamente antes de iniciarem a tarefa também é um ponto que deve ser levado em consideração em lideranças.

5. Manter a porta aberta

Sempre lembre as pessoas que, se tiverem dúvidas ou preocupações, você está pronto e disposto a ouvir. Mantenha um canal aberto de comunicação para que você esteja ciente dos problemas rapidamente e, assim, possa corrigi-los o mais rápido possível.
 
Não seja um daqueles gestores que faz o colaborador se sentir incomodado quando traz uma pergunta ou preocupação.
 
Nunca minimize ou ignore as preocupações de seus funcionários e certifique-se sempre de que você respondeu a todas as perguntas encaminhadas.
 
6. Sempre buscar conhecimento e atualização profissional
Ser um líder, gestor ou gerente é uma tarefa dinâmica, que muda a cada dia, seguindo as mudanças internas e externas provocadas por diversos fatores. 
 
A pandemia de Covid-19, por exemplo, trouxe-nos paradigmas de liderança nunca experienciados antes. Para os gestores capacitados e antenados com as atualizações da área, a tarefa de adaptar suas equipes nesse período pode ter sido menos desafiadora.
Por isso, a atualização profissional é imprescindível para os profissionais da área, garantindo que tenham instrumentos e técnicas que acompanhem o agora e os novos acontecimentos. 
 
Uma das formas de acompanhar essas novas mudanças é participar de cursos de pós-graduação que são específicos e fornecem conhecimentos úteis e atualizados para os profissionais. 
 
Então, se você está buscando ampliar seus conhecimentos e seu networking, consolidar sua carreira em uma área específica, bem como diferenciar-se no mercado de trabalho, busque o quanto antes uma pós EAD, presencial ou online/ao vivo, na área de MBA e Gestão, a fim de sair na frente para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
 

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