O líder de hoje tem que ter uma visão sistêmica mais abrangente, uma postura mais participativa, atitudes mais assertivas e criteriosas, focos nos objetivos e no desenvolvimento do capital humano. Contudo, a cobranças nas empresas estão cada vez maiores para os lideres, obrigando-o assim, a delegar mais tarefas aos seus colaboradores.
O que significa delegar tarefas?
Delegar significa a transferência de autoridade ou responsabilidade de uma tarefa, para uma pessoa devidamente preparada (qualificada e treinada). O ato de delegar uma tarefa não é tão fácil para quem está na liderança, falta de confiança, vontade de ter o controle e medo de não atingir as metas fazem com que o líder concentre todas as ações nele mesmo.
O primeiro passo para um líder nessa hora é dar todas as ferramentas necessária para o desenvolvimento do trabalho aos seus colaboradores. Assim todos saberão quais são os objetivos e quais caminhos deverão ser trilhadas para o alcance dessas metas. Outro fator muito importante é o treinamento específico, que auxilia a qualificação e a melhora no resultado que será apresentando.
Ampliação de visão sistêmica é uma das principais necessidades do líder, isso porque, delegação não é uma atitude e sim um processo que gera delegação de tarefas, opiniões diversas e motivação fazendo com que o grupo sinta-se mais confiante e unido. Essa integração, liderança e delegado faz com que seja conhecido todos os valores da empresa, tais como: missão, visão e valores.
Para uma liderança efetiva é preciso entender o potencial que o capital humano tem quando bem trabalhado e assessorado, delegando de forma assertiva tendo em vista todo o processo natural de divisões de tarefas.