Na comunicação, entender os significados atrelados aos signos é uma ferramenta valiosa na construção de qualquer estratégia de marketing. Para a felicidade dos graduados em Jornalismo, Publicidade, Radio e TV, Relações Públicas e comunicadores em geral, já existe uma área dedicada ao estudo dos diferentes tipos de linguagem que são constituídos de signos, a famosa semiótica. 
 
Na comunicação, entender os significados atrelados aos signos é uma ferramenta valiosa na construção de qualquer estratégia de marketing. Para a felicidade dos graduados em Jornalismo, Publicidade, Radio e TV, Relações Públicas e comunicadores em geral, já existe uma área dedicada ao estudo dos diferentes tipos de linguagem que são constituídos de signos, a famosa semiótica. 
 
Em um anúncio publicitário, diversos símbolos são combinados com o objetivo de melhorar a imagem de uma instituição, vender determinado produto ou conscientizar o público sobre alguma causa. A semiótica, como disciplina, analisa se a ação de marketing atinge a finalidade esperada. 
 
Ela faz isso através da compreensão de como as pessoas atribuem significados às imagens. Afinal, uma vez que os seres humanos convivem em sociedade, é importante levar em consideração os mecanismos sociais e culturais responsáveis por desenhar as interpretações conferidas pelos indivíduos. Desse modo, é possível entender o sentido fixado às mensagens que serão repassadas. 
 
Por isso, na confecção da estratégia de marketing em uma agência de comunicação, empresa ou organização, é um diferencial no mercado entender a análise semiótica. Caso contrário, a escolha de símbolos equivocados pode comprometer o que será veiculado. 
 
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Fontes: 
 
Marketing de Conteúdo 
Pluricom 
Mundo do Marketing