A gastrite, problema do estômago tão comum a tantas pessoas é agravado, muitas vezes, por alimentos que você acredita que são inofensivos. Verifique a lista e esteja ligado para evitar o consumo de alguns vilões da gastrite! 
 
Corantes e Conversantes 
 
> Produtos ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos.
 
Uma vez instalada a inflamação, esses condimentos tem um grande potencial de agravar ainda mais o quadro, pois causam a irritação da mucosa gástrica.
 
Chicletes 
 
> Chicletes, com ou sem açúcar, também são nocivos.
 
O estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo. Esse preparo envolve a produção de uma quantidade adequada de ácido para o processo digestivo. Com a chegada do alimento, esse ácido desempenha sua função e não é lesivo à parede gástrica. Mas, ao mastigar a goma de mascar, o estômago é 'enganado'. Não ocorre a chegada de alimento na cavidade gástrica e, portanto, a quantidade de suco gástrico produzido pode ferir o estômago e fazer a gastrite atacar.
 
Embutidos 
 
> Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela são um problema.
 
O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago. 
 
Carnes vermelhas
 
> O estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos protéicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação.
 
Além das proteínas, as gorduras presentes em alguns cortes de carne, como a picanha, tornam a digestão mais lenta, deixando o alimento parado no estômago por um período maior, piorando assim os sintomas gástricos.
 
Leite e derivados
 
> O leite e seus derivados fazem parte dos alimentos proteicos, e a alteração digestiva é semelhante ao caso das carnes.
 
Seu consumo nunca deve ser utilizado na tentativa de melhorar a dor gástrica, pois haverá uma melhora imediata em resposta à chegada de alimento no estômago, mas o agravamento da gastrite virá logo em seguida.
 
Bolo 
 
> O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico. 
 
Pimenta
 
> Ninguém em sã consciência colocaria uma gota de pimenta em uma ferida exposta, não é mesmo? O mesmo vale para o nosso estômago.
 
Na gastrite, há um processo inflamatório e o consumo de pimenta poderá ferir ou agravar a lesão inicial. Mostarda e catchup são ricos em conservantes e condimentos que também pioram o quadro.
 
Café
 
> Cafeína, presente no café, nos chás preto e mate e nos refrigerantes à base de cola constitui um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.
 
Frutas cítricas
 
> Frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi são ácidas e pode agravar a lesão gástrica e causar dor.
 
Cerveja
 
> O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal. Ele pode causar e/ou agravar um estado de inflamação.