Também conhecida como frutose, o açúcar das frutas é um açúcar simples (ou monossacarídeo) encontrado em muitos tipos de frutas. Diferente da glicose e sacarose, a frutose é extremamente doce e muitas vezes utilizada na preparação de produtos alimentares comerciais.
Além de ser encontrada em uma boa parte das frutas, a frutose também está presente no mel e em alguns vegetais como cebola, nabo e batata-doce.
Considerado o mais doce de todos os carboidratos que ocorrem naturalmente, a frutose é a favorita dos fabricantes de alimentos, por duas razões.
Em primeiro lugar, este adoçante natural é mais barato do que os produtos com açúcar refinado, ou seja, investir nele é mais rentável. Ao mesmo tempo, a frutose é tão doce que pequenas quantidades são necessárias para atingir o mesmo nível de doçura de uma dada receita.
Embora seja verdade este açúcar natural tende a ser mais doce que o açúcar refinado, é importante observar que a frutose não é menos perigosa para as pessoas diabéticas ou em um estado pré-diabético, pois ela ainda fará com que os níveis de açúcar no sangue atinjam um pico.
Em algumas pessoas, o rápido aumento dos níveis de açúcar é ainda mais pronunciado do que com a alternativa dos refinados.
Por esta razão, é importante para as pessoas que tentam controlar a diabetes, acompanhar de perto a quantidade de frutose ingerida durante o curso do dia. Usando um índice glicêmico, é mais fácil para monitorar a quantidade de frutose absorvida a partir de diferentes frutas e legumes.
Os pais devem estar cientes de que quantidades excessivas de maçã ou suco de pêra podem criar problemas de saúde para os seus filhos.
Apesar dos nutrientes encontrados nesses dois sucos ser muito importante para o crescimento normal, é uma boa ideia incluir outras fontes desses nutrientes essenciais na dieta diária.