Consumo de Sal e açúcar é exagerado no Brasil
Um artigo vinculado a Agência Saúde mostrou que no Brasil o consumo de açúcar e sal é exagerado.
O consumo em excesso dessas substâncias podem causar doenças como hipertensão, diabetes, entre outros problemas que comprometem a saúde.
O coordenador-adjunto da Área de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica que para continuar ingerindo sal sem colocar a saúde em risco, o recomendado é consumir no máximo 5 gramas de sal, o equivalente a uma colher de chá de sal por dia.
Já o açúcar, o simples, que é adicionado ao café e aos doces em geral, deve ter um limite de até 10 por cento de toda a energia consumida. No caso dos carboidratos encontrados nos alimentos como o arroz e o feijão ” que tem a ingestão mais lenta ” são fonte de energia e, portanto saudáveis.
A professora dos cursos de Pós em Nutrição, Ceci Santiago, fez um breve comentário sobre a ingestão desses produtos:
O consumo excessivo tanto de sal quanto de açúcar, além de provocar alguns problemas ao organismo, tais como retenção de líquidos, aumento de pressão arterial ou acúmulo indesejado de açúcares, leva aos consumidores a mascarar o real sabor dos alimentos.
Com o excesso tanto do sal quanto do açúcar, deixamos de degustar sabores como o doce ou o sal natural, aromas e sabores específicos e principalmente as misturas naturais que são tão ricas na alimentação saudável do dia a dia.
O ideal é que no equilíbrio na dieta diária, a preferência seja pela forma natural de consumo misturando os sabores, texturas e formas de apresentação.
Esse é o grande segredo da Alimentação Saudável.