Coronavírus: Como aproveitar melhor o tempo de home office?


Postado:


Tempo aproximado de leitura: 2 min.
 
Em tempos de prevenção contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e combate à COVID-19, o distanciamento social é a chave. Por isso, muitas empresas adotaram medidas de home office. Assim como, as universidades optaram pelo estudo em casa.

Então, preparamos 9 dicas rápidas para que você possa se organizar e ser produtivo mesmo trabalhando de casa:

1. Defina um horário de trabalho 

O trabalho em casa pode dissolver as linhas entre sua vida pessoal e profissional, por isso, estabeleça horários para começar, pausar para almoço e encerrar a jornada de trabalho. Assim, você consegue manter dias equilibrados.

2. Arrume seu espaço

É bem verdade que muitas vezes não temos a possibilidade de destinar um cômodo só para trabalho. Nesse caso, a dica é arranjar uma mesa num local bem ventilado, com iluminação e espaço suficiente para ter tudo o que precisar à mão.

3. Comunique-se com seus colegas

Não é porque você está longe que vai deixar de interagir! Continue se comunicando com seus colegas sobre as tarefas de trabalho, pois assim você garante a organização do seu fluxo de trabalho e dos outros também.

4. Evite distrações

O ambiente de casa pode ser uma armadilha de distrações. Para que seu tempo seja otimizado, você pode adotar algumas medidas, como desligar suas redes sociais pessoais, principalmente as notificações. 

5. Crie uma lista de tarefas

A definição de uma to do list ordenada de acordo com as urgências é uma ótima ferramenta de organização. É uma maneira de visualizar todas as tarefas do dia e, assim, separar o tempo necessário para cada uma. Além disso, você sempre saberá o que fazer depois.

6. Faça pausas rápidas

Sabe aquele tempinho que você destina, mesmo estando no escritório, para tomar uma água, um cafezinho ou para ir ao banheiro? Pois é, esse tempo deve existir durante o  home office também, porque é ele que ajuda a espairecer a mente e a voltar ainda mais focado ao trabalho.

7. Acorde cedo

Acordar 5 minutos antes de iniciar sua jornada de trabalho pode ser tentador. Porém, mesmo estando em casa, você precisa de um tempo para preparar um bom café da manhã, tomar um banho e organizar seus pensamentos. Assim, você possibilita ao seu corpo que acorde de fato antes de iniciar suas tarefas diárias.

8. Veja o home office como uma oportunidade

Ter o escritório dentro de casa pode ser um bom sinal: quer dizer que você poderá usar o tempo do transporte para você! Dessa forma, poderá colocar o sono em dia, terminar de ler aquele livro deixado na estante, ver aquele filme desejado etc. 

9. Converse com as pessoas com quem você mora

Fale com seus familiares, com seus amigos ou com qualquer outra pessoa envolvida e esclareça os horários em que você estará focado somente no trabalho. As interrupções podem ser vilãs quando se está trabalhando de casa.
 
 
Essas são só algumas dicas que podem ajudar você a ser mais produtivo no home office e que podem ser adaptadas segundo cada realidade. 
 
Contudo, não nos esqueçamos de respeitar as determinações do Ministério da Saúde para que possamos, juntos, vencer esse vírus!

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020