O mercado de beleza é um dos que mais cresce nacional e internacionalmente, e este crescimento não se limita apenas a procedimentos e produtos voltados para o público feminino, muito pelo contrário. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), o público masculino já representa mais de 30% dos clientes de clínicas estéticas. Essa porcentagem chega a 35% quando se trata de compras e produtos de beleza. Estima-se que, atualmente, o Brasil seja o maior consumidor de beleza masculina do mundo.

Acredita-se que a repentina preocupação da população masculina com a beleza esteja relacionada à competitividade e sobrevivência no mercado de trabalho, o chamado “marketing pessoal”. A mídia também tem papel importante nessa preocupação, pois tem um poder de influência significativo ao exibir homens bem vestidos e com a pele bem cuidada. Estima-se que frequentadores mais assíduos de spas e clínicas de estética desembolsem cerca de R$ 6 mil todos os anos em procedimentos e tratamentos estéticos, como tratamentos de estímulo de colágeno, limpeza facial, tratamentos de laser e depilação.

A alta demanda do público masculino está levando cada vez mais clínicas estéticas a criar espaços especialmente desenvolvidos para o atendimento das necessidades masculinas, a fim de manter o espaço feminino reservado para o atendimento das mulheres. Um levantamento do SPC Brasil indicou que 61,9% dos homens brasileiros estão convictos de que os cuidados com a beleza são importantes e fundamentais, e que esses cuidados vão muito além da elegância e vaidade, sendo também uma questão de saúde.

 

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