O alimento é o elemento mais importante do nosso dia, ele é o responsável por produzir energia ao nosso corpo. Contudo, a escolha e o manuseio do alimento deve ser feita de forma correta. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, no Brasil, mais de 13 mil pessoas ficam doentes todos os anos, por conta de micro-organismos nocivos que fazem mal para a saúde.

O dado mais preocupante é que 45% das contaminações acontecem dentro das casas dos brasileiros, muitas vezes pelo manuseio incorreto, conservação inadequada e compra de alimentos vencidos.

Como não comer alimentos contaminados?

O ato de escolher um alimento não pode partir do principio financeiro e acessibilidade, a população tem que estar atenta aos diversos fatores que podem ser prejudiciais para quem está comprando e seus familiares. Por isso, fique atento a alguns passos que você terá que tomar, antes de escolher um alimento:

1 – Escolher bem o local em que você compra o alimento. Veja se o local é limpo, se os funcionários usam uniformes de prevenção e principalmente se estão usando luvas.

2 – Veja sempre a validade do produto e se ele está danificado. Caso você esteja comprando verduras e frutas, veja se a cor está bem ilustrada ou se existe alguma parte mais escurecida.

3 – Quando chegar em casa providencie um espaço adequado para os alimentos. As frutas poderão ficar fora da geladeira, as verduras na parte de baixo da geladeira e carne, peixe e frango deverão ficar sempre na parte do meio da geladeira. Lembre-se alimentos de geladeira que estragam rapidamente deverão ir ao freezer.

4 – A higiene pessoal é muito importante para que prepara o alimento. Antes de manuseá-lós é necessário que as mãos sejam lavadas no início e durante o processo.

5 – Não use os mesmos utensílios em alimentos crus e já preparados. Quando um alimento já está preparado, principalmente quando cozido ou frito a mais de 70ºC, ele consegue matar quase todos os micróbios presentes.

6 – Lave sempre o local, recipiente e panelas que serão utilizados para preparar a refeição.

De acordo com a ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária – seguir os passos acima irá fazer com que o risco de contaminação por meio do alimento diminua, beneficiando você e sua família.