Cuidado com os Alimentos Contaminados dentro de casa  

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde relata que mais de 45% das pessoas contaminadas por doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas. As doenças chegam a atingir mais de 12 mil pessoas e isso se deve ao manuseio incorreto na hora de lavar e conservar os alimentos.

Ao comprar um alimento você deverá tomar cuidado com válidade e aparência. Muitos alimentos têm modo específico de lavagem e preparo, ficando atento a esses cuidados, você evita a contaminação por microorganismos nocivos à saúde.

O fator mais importante na hora de preparar um alimento é ter certeza de que o ambiente esteja limpo. Quando falamos no ambiente todas as pessoas que participaram da preparação do alimento estão inclusas. Antes de iniciar o manuseio com os alimentos é necessário que as mãos sejam lavadas e, frequentemente durante todo o processo. Todos os utensílios também devem estar bem limpos. Fora isso, as pias, bancadas da cozinha e as tábuas de corte não devem ter rachaduras, trincas e outros defeitos que possam acumular líquidos e sujeira. 

A Organização Mundial de Saúde recomenda que haja uma seperação dos alimentos cozidos e crus. Evitando assim o que é chamado contaminação cruzada, uma vez que os alimentos crus como as carnes, os peixes e as aves podem conter microorganismos perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos. 

Para ter segurança que os seus alimentos cozidos eliminaram todos os micróbios, cozinhe-os na temperatura de 70ºC, conseguindo assim, matar quase todos os micróbios presentes. Apenas com o cozimento completo da carne, ou seja, quando a textura e cor tiverem mudado, é que as bactérias estarão mortas.

Fique sempre atento ao estabelecimento e forma com que o alimento é oferecido. Tenha certeza da procedência e da qualidade.

Confira o texto na íntegra:  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)