Cuidados a serem tomados em dias muito quentes ao praticar atividades físicas


Postado:


O verão é uma das melhores estações para iniciar a prática de exercícios físicos, justamente porque significa um tempo favorável e, também, marca um período de férias ou folgas. Então, vamos falar sobre os cuidados a serem tomados em dias muito quentes ao praticar atividades físicas.
 
Realizar uma atividade repetidas vezes, durante vários dias seguidos, é uma forma de transformá-la em hábito diário, e assim, torná-la parte da rotina com maior naturalidade. Por isso, neste verão, que tal adquirir o hábito de praticar exercícios físicos ou mesmo continuar praticando-os para mantê-los na rotina?

10 benefícios ao realizar atividades físicas regularmente:

1. Fortalece músculos, ossos e articulações.
2. Pode deixar você mais feliz.
3. Ajuda no equilíbrio e na manutenção do peso corporal, combatendo o excesso de peso.
4. Pode aumentar os seus níveis de energia e disposição no dia a dia.
5. Reduz o risco de algumas doenças crônicas e ocupacionais.
6. Pode ajudar na qualidade do sono e do descanso.
7. Melhora a saúde da pele.
8. Ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e o cansaço.
9. Ajuda a melhorar a postura.
10. Auxilia na melhora dos estudos acadêmicos. 
 
Você também pode gostar de:
+ 6 pós-graduações em Nutrição para aumentar suas oportunidades na carreira
+ As áreas de atuação do profissional de Educação Física
 

Confira 6 dicas de como se cuidar nos dias quentes ao praticar exercícios físicos

1. Hidrate-se

Uma das principais dicas é a hidratação, já que a água é um dos componentes mais importantes no organismo humano. Em dias mais quentes e, ainda, que necessitam de esforço físico, o cuidado com a hidratação é indispensável e deve ser redobrado, para assim repor o líquido perdido.
 
Beba muita água, hidrate as vias respiratórias e prefira alimentos que ajudam na hidratação, entre outras ações.

2. Alongue-se

Mesmo com as temperaturas altas, o aquecimento e o alongamento são indispensáveis para evitar lesões durante a prática de exercícios físicos. Dessa forma, é importante realizar essas duas etapas seguindo o que foi prescrito pelo personal trainer ou pelo profissional de Educação Física que esteja acompanhando os treinos.

3. Atente aos horários para as práticas

Durante o verão, prefira praticar exercícios físicos antes das 10h e após as 17h, principalmente se for se exercitar ao ar livre. Essa medida evita os horários em que as temperaturas estão mais elevadas e, portanto, podem ser mais prejudiciais à nossa saúde.

4. Proteja-se do sol

Esportes e atividades físicas que são realizadas ao ar livre necessitam de um cuidado com os raios solares. Por isso, além de se hidratar constantemente, não abra mão de bons protetores solares para o rosto e para o corpo, como forma de proteção de raios UVs (ultravioleta), que podem ser prejudiciais para a saúde e ocasionar doenças e queimaduras. 

5. Utilize roupas específicas

Quando o calor é intenso, as melhores roupas para os exercícios são aquelas mais leves e que ajudam o corpo no processo de transpiração e de resfriamento. 

6. Cuidado com o distanciamento social

Este ano atípico ainda requer outro cuidado específico: atenção ao distanciamento social. As autoridades de saúde do mundo todo vêm alertando a população sobre as formas de prevenção e de combate à Covid-19, e uma das mais eficazes é o distanciamento social.
 
Como, infelizmente, ainda não estamos livre do risco de contrair e disseminar o novo coronavírus, vamos tomar cuidado e evitar aglomerações. Por isso, escolha lugares preferencialmente abertos e que permitam o distanciamento social.
 
E lembre-se: a máscara é indispensável!

O que não pode faltar na mesa durante o verão?

Além dos cuidados já citados, outro ponto crucial para a manutenção da saúde durante os dias quentes de verão é a alimentação, principalmente, em tempos de pandemia.
 
Por isso, separamos uma lista de alimentos que não podem faltar na mesa durante o verão:
 
• Farelo de aveia
• Alface
• Couve
• Cenoura
• Grãos integrais
• Frutas cítricas
• Melancia
• Pepino
• Água de coco
• Chás gelados
• Peixes
 
Contudo, antes de adotar qualquer dieta, sempre consulte um nutricionista especializado, pois são eles que direcionam o melhor cardápio de acordo com a sua situação, principalmente se o seu foco é iniciar a prática de atividades físicas. 
 
Agora que sabemos como nos prevenir e nos cuidar ao realizarmos atividades físicas e praticarmos esportes em dias muito quentes, assim como quais alimentos ingerir no calor, que tal você começar a se exercitar agora mesmo com a ajuda de profissionais especializados em Educação Física e Nutrição?
 
 
 

 

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2021