A prevenção de doenças é um assunto muito importante para programa de saúde da família, filhos, mães e pais, podem garantir o tratamento adequado de futuras doenças com simplesmente uma ação, a ida ao um consultório médico. Mas quando se trata de agendamento de consultas médicas, os homens muitas vezes precisam ser empurrados pelas mulheres para fazer os exames, principalmente de câncer.

Para muitos especialistas pelo Mundo, essa situação é lamentável. Cuidados preventivos de rotina para com a saúde do homem podem descobrir o câncer e outras doenças em seus estágios iniciais. Quando o câncer é detectado precocemente, há mais opções para o tratamento. Isso significa que também há melhores chances de cura.

Alguns sintomas de câncer em homens são específicos. Elas envolvem certas partes do corpo e pode apontar diretamente para a possibilidade de câncer. Outros sintomas são vagos. Por exemplo, a dor que afeta muitas partes do corpo pode ter muitas explicações. Pode ou não pode ser um sinal de câncer. Mas não se pode descartar o câncer sem ver um médico.

Os sintomas do câncer em homens

No. 1: Massa na mama
Se você é como a maioria dos homens, você provavelmente nunca considerou a possibilidade de ter câncer de mama. Embora não seja comum, é possível. Qualquer nova massa na área do peito de um homem precisa ser verificado por um médico.

Além disso, existem outros sinais preocupantes que envolvem o peito que os homens como as mulheres devem tomar nota. Eles incluem:

Quando você consulta o seu médico sobre qualquer um destes sinais, é esperado que ele dê uma atenção e peça alguns exames, tais como: mamografia, uma biópsia ou outros exames.

No. 2: Dor
À medida que envelhecem, as pessoas muitas vezes se queixam de dores crescentes. Mas a dor, por mais que seja isolada, pode ser um sintoma precoce de alguns tipos de câncer. Mesmo que a maioria das queixas de dor, não sejam de câncer, é preciso analisar a dor que persiste e caso se estenda, procurar um médico é a melhor opção.

No. 3: Alterações nos testículos
O câncer de testículo ocorre com mais freqüência em homens com idade entre 20 à 39 anos. Um exame testicular é necessário, principalmente nessa faixa etária, como parte de um check-up de rotina relacionada ao câncer.