De olho no futuro:

4 motivos para investir na carreira em TI ainda este ano

Em um cenário empresarial impulsionado pela tecnologia, o investimento estratégico em Tecnologia da Informação (TI) emerge como uma necessidade. À medida que nos aproximamos de 2024, as empresas estão diante da decisão de impulsionar a inovação, promover a eficiência operacional e enfrentar os desafios de um mercado dinâmico. Se não investirem em nada disso e não se adaptarem ao mercado atual, ficarão para trás. 

O investimento em profissionais de TI não se trata apenas de adotar tecnologias de ponta, mas de incorporá-las de maneira inteligente para redefinir modelos de negócios, proporcionando eficiência operacional e antecipando as necessidades do mercado antes mesmo de surgirem. 

Com tudo isso, é indispensável que o mercado precise de mais profissionais da área. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024 seriam necessários 420 mil novos profissionais para suprir essa demanda. Quer saber os principais motivos para investir na carreira em TI ainda este ano? Leia a seguir.

Crescimento na área de TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) apresenta um crescimento contínuo e consistente, o que a torna uma área altamente atraente para investir e aprimorar em 2024. O avanço tecnológico acelerado e a crescente dependência das empresas em soluções digitais impulsionam a demanda por profissionais de TI. A transformação digital está em pleno vapor, com empresas de todos os setores buscando se adaptar a ela e inovar para se manterem competitivas no mercado global. 

Se a demanda por serviços e soluções de TI está alta agora, só tende a aumentar nos próximos anos. As empresas estão percebendo cada vez mais a importância de investir em tecnologia para melhorar sua eficiência operacional, otimizar processos, automatizar tarefas e fornecer melhores experiências aos clientes. Além disso, novas tecnologias emergentes, como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, estão impulsionando ainda mais o crescimento da área.

Segurança da Informação

Com o aumento das ameaças digitais e a sofisticação dos ataques cibernéticos, as empresas estão investindo cada vez mais em medidas de segurança para proteger seus dados e sistemas. Isso abre espaço para o crescimento de empresas especializadas em segurança da informação e cria oportunidades para profissionais especializados nessa área. 

O investimento estratégico em soluções de segurança cibernética não é mais uma opção, mas uma necessidade. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes sobre a importância da privacidade e da segurança online, empresas investem em profissionais de TI para realizarem medidas proativas de segurança, ganhando a confiança de clientes e atendendo às exigências regulatórias.

Eficiência operacional

Quando as empresas investem em eficiência operacional, adquirem a implementação estratégica de ferramentas tecnológicas que otimizam processos internos, reduzem redundâncias e melhoram a produtividade geral. Por meio da automação de tarefas rotineiras e da integração de sistemas, as empresas podem aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços, enquanto simultaneamente reduzem custos e minimizam erros operacionais. Investir em novos processos, programas e análise de dados tornou-se uma necessidade cada vez mais clara para as empresas buscarem profissionais de TI.

Adaptação ao trabalho remoto

Investir em tecnologias que facilitam o modelo de trabalho remoto não é algo temporário, mas uma visão para o futuro do trabalho. Ferramentas avançadas de comunicação e colaboração, combinadas com medidas de segurança cibernética, são essenciais para criar um ambiente virtual de trabalho eficiente e seguro. As empresas que investem no trabalho do TI têm como algumas vantagens: 

  • garantir a continuidade operacional em cenários de mudanças inesperadas;
  • assegurar a produtividade da equipe que se estende além dos limites físicos do escritório tradicional;
  • modernizar processos internos;
  • redesenhar, de forma eficaz, a maneira como os negócios são conduzidos.

O futuro é definitivamente agora, o que torna a carreira em TI cada vez mais promissora. A necessidade do mercado está aí, mas onde estão os profissionais para atendê-la? Perder tempo e deixar para depois não é uma opção. Investir na carreira de TI ainda este ano é uma escolha estratégica para poder começar a colher os frutos no próximo ano.

Para isso, a Pós Estácio possui diversos cursos na área de TI (presencial e EAD) que atendem a todas as necessidades atuais do mercado de trabalho. Com professores qualificados e uma estrutura de ensino de qualidade, o programa proporciona uma formação sólida e especializada, possibilitando o aprimoramento das habilidades técnicas e a inserção em posições estratégicas na área.

Para ter acesso a tudo isso e ainda mais, conheça nossos cursos de Pós-Graduação na área da Tecnologia da Informação e dê início à mudança na sua carreira.