A resposta é sim. O estabelecimento de metas pode afetar o desempenho do empregado em muitos aspectos positivos se os objetivos são relevantes para a empresa e realistas e alcançáveis pelo funcionário. Os gestores devem dar aos integrantes de sua equipe uma direção clara quando se trata de estabelecer metas, de modo que os objetivos da gestão da empresa sejam atendidos. Se os empregadores orientam os funcionários a determinar os objetivos que realmente importam para a empresa, é possível demonstrar se seus trabalhos são realmente importantes para o sucesso da organização. Os resultados dessa capacitação sobre o desempenho dos funcionários são muitas vezes um aumento da motivação para trabalhar e criar uma maior sensação de lealdade com a empresa.

Apesar de aumentos salariais e/ou promoções serem incentivos de cumprimento das metas, (concedidas quando tal se justifique), o aumento da motivação e da fidelidade também podem ser resultado da atitude positiva entre os colaboradores nos processos de planejamento de metas e realização dos objetivos. Estudos mostram que muitas vezes os funcionários superam as expectativas de desempenho. Isso é demonstrado quando empregados alcançam números de vendas mais elevados do que esperado, especialmente quando eles sentem que podem confiar em seu empregador sobre o fato de ser justo e premiá-los pelos seus esforços.

Lembre-se que um objetivo é uma descrição escrita clara de uma ação específica para ser concluída até uma data definida. O estabelecimento de metas feitas por escrito é extremamente importante, então, o objetivo torna-se um plano decisivo para a conquista, e não apenas uma noção. Progressos na realização do objetivo devem ser revistos em intervalos regulares, especialmente em situações de fixação de metas de longo prazo para manter tanto o empregado, quanto o empregador no caminho certo e também em dia.

Comunicação precisa é crucial no estabelecimento de metas para garantir que a meta foi interpretada e entendida, para que signifique a mesma coisa para o empregador e também para o empregado. O planejamento de metas de sucesso geralmente leva à realização do objetivo de sucesso. Trabalhadores guiados para alcançar metas bem estabelecidas e ​​com incentivos interessantes previamente propostos são propensos a permanecer com a organização por mais tempo e mais motivados com a empresa.