Segundo um relatório especial divulgado pelo departamento da Harvard Medical School, foram selecionados os melhores exercícios físicos que todas as pessoas – independente da faixa etária – podem e devem fazer para melhorar a saúde. A defesa é que, essas atividades isoladas ou combinadas a outros hábitos saudáveis, consequentemente diminuem os riscos de algumas doenças.
 
Acompanhe, então, os cinco exercícios recomendados pela pesquisa realizada:
 
1 – Natação 
Fundamental para quem sofre com doenças e problemas nas articulações, natação e outros esportes aquáticos, como a hidroginástica, são treinos muito eficientes.  Eles promovem o relaxamento do corpo, queimam calorias, tonificam os músculos e melhoram, até mesmo, o estado mental.
 
2 – Tai Chi Chuan
A prática não é apenas boa para mente, mas também para o corpo. Por conta dos movimentos suaves, o Tai Chi provoca relaxamento do corpo e ajuda a aliviar todo o estresse. Essa arte marcial segue orientação para todas as idades. 
 
3 – Musculação
Mesmo que muita gente associe a musculação ao aumento dos músculos, esse tipo de atividade traz benefícios que vão além do fortalecimento muscular. Desta forma, treinamentos de força ajudam também no controle do peso e na preservação da função cerebral.
 
4 – Caminhada
Melhora os níveis de colesterol, fortalece os ossos, controla a pressão arterial e impacta positivamente até mesmo no humor e na memória. O ritmo e a frequência das caminhadas deve ser um cuidado tomado, para que o exercício apresente algum tipo de resultado.
É importante ressaltar que, caminhando de 10 a 15 minutos por dia, em um ritmo moderado, você consegue sentir os benefícios.  
 
5 – Exercícios Kegel
Apesar de não ser uma modalidade muito conhecida, os exercícios Kegel fortalecem a musculatura da pelve e ajudam na prevenção de problemas nessa região.
 
—————–
 
Confira outras modalidades e temáticas abordadas em relação a este assunto, através dos cursos de Pós-graduação em Educação Física ofertados pela Estácio.