O comportamento de compra do consumidor é um termo usado para descrever as ações e comportamentos das pessoas ao comprarem e usarem os produtos. Este comportamento é amplamente estudado em negócios, economia, psicologia e sociologia e o resultado dessa pesquisa influência na comercialização dos produtos.
O foco central do estudo do comportamento de compra do consumidor é determinar porque as pessoas fazem compras de determinados produtos, mas não de outros. 
Ao fazer essa determinação, o próximo passo é identificar os fatores específicos que influenciam os consumidores a tomar decisões de compra. 
Entender esses fatores e as razões por trás das tendências de compra do consumidor é uma parte essencial do desenvolvimento de uma estratégia de marketing focada e eficaz. 
Os consumidores saem para comprar diferentes tipos de produtos de algumas maneiras diferentes. 
Ao comprar um produto que vai ser consumido imediatamente ou utilizado apenas uma vez, por exemplo, o comportamento de compra do consumidor pode envolver somente uma decisão rápida. 
A maioria dos consumidores não gasta uma grande quantidade de pesquisa e planejamento de tempo para a compra de uma barra de chocolate, pratos de papel ou chicletes. 
Os consumidores que pretendem comprar produtos mais caros irão utilizar um período maior de tempo, por exemplo, em automóveis e computadores, e tendem a apresentar comportamentos de compra do consumidor mais complexos que envolvem uma grande quantidade de pesquisa e comparação. 
Vários comportamentos e atividades diferentes são elementos comuns de comportamento para compras complexas e caras. 
A primeira parte deste comportamento é o reconhecimento de um problema ou necessidade de algum tipo.
Um consumidor em potencial, então, determina o que lhe é necessário e examina as alternativas, como diferentes marcas ou modelos diferentes. Após a realização de pesquisas, o consumidor decide qual produto específico comprar e como e onde fazer essa compra. 
Depois disso, o comportamento do consumidor muitas vezes inclui a avaliação do produto, a fim de decidir se é satisfatório ou não.
Segundo estudos, preferências psicológicas e motivações pessoais são altamente significativas em uma decisão de compra, mas elas não são os únicos fatores relevantes. 
Muitas compras têm implicações sociais distintas e podem alterar a forma como se é visto em contextos sociais, como sugerindo que se pertence a uma determinada cultura ou grupo socioeconômico ou aquele suporta uma determinada marca ao invés de outra. Mesmo traços específicos, tais como idade, raça e gênero afetam substancialmente o comportamento de compra do consumidor. Por exemplo, os jovens gastam dinheiro de forma diferente do que as pessoas idosas, e as decisões de compra de um homem é provável diferir daquelas de uma mulher.