A diabetes nada mais é que o mal funcionamento da digestão do alimento ou a disfunção do metabolismo. Como já falado aqui, existem alguns tipos de diabetes que causam problemas para a saúde, como a diabetes de tipo 1, diabetes de tipo 2 e a diabetes gestacional. Hoje vamos abordar uma situação muito comum, que é quando estamos a frente do médico e ele diz “você está pré-diabético”. O medo e a preocupação tomam conta de nossos sentimentos e não sabemos exatamente o que fazer ou como chegamos nesse estado físico.

Entenda o que é uma pré-diabetes

A pré-diabetes acontece quando o nível da glicemia em jejum encontra-se entre 100 e 125mg/dL. A pergunta após o resultado ao médico é se devemos nos preocupar? Sim, a pré-diabetes pode lhe causar os primeiros sintomas da diabetes e sem contar que você estará a um passo de adquirir a doença, isso porque quando o índice de glicemia atingi mais de 125mg/dL, a pessoa é considerada diabética.

“A pessoa que foi diagnosticada com pré-diabetes deve se preocupar e muito com sua saúde, procurando ajuda de um nutricionista e um educador físico, visando a reeducação alimentar e física” comenta a professora Eliana Louzada, dos cursos de pós em nutrição.

O que fazer quando diagnosticado com pré-diabetes?

– Fazer a exclusão dos alimentos refinados e açúcar branco;

– Comer de três em três horas em pequenas porções, essa ação fará com que você se sinta mais saciedade e como menos nas principais refeições como café da manhã, almoço e janta;

– As fibras fazem muito bem a saúde e deverão se inseridas em todas as refeições citadas acima;

– Faça atividade física pelo menos 4 vezes por semana, exercícios como caminhar no parque e nadar podem ser um grande começo.

Caso você não saiba a sua situação em relação a diabetes, procure seu médico e esteja sempre cuidando da sua saúde física.