Dia do Enfermeiro #FiqueEmCasa


Postado:


Mercado de trabalho na área de enfermagem

O enfermeiro é um profissional responsável por atuar de maneira interdisciplinar, com o objetivo de auxiliar na promoção e manutenção da saúde em hospitais, e no bem-estar da população e prevenção de doenças. Pelas suas diversas responsabilidades e várias áreas, o mercado de enfermagem possui vários segmentos, muitos deles em expansão, e que oferece diversas possibilidades de atuação para o profissional. Além da assistência médica, existem muitas outras áreas onde enfermeiros podem atuar.

Principais possibilidades de atuação para enfermeiros:

Assistência Domiciliar: o enfermeiro que atua na assistência domiciliar trata de pacientes em suas próprias residências. Geralmente são pessoas que receberam alta hospitalar e ainda necessitam de cuidados especiais durante o tratamento e cuidados pós-cirúrgicos. Ele também cuida de pessoas idosas ou portadoras de doenças crônicas, mesmo em períodos em que não se encontram doentes.

Enfermagem de Resgate: Atua juntamente com equipes móveis de salvamento prestando serviços de primeiros socorros a vítimas de calamidades e acidentes. É responsável pelos primeiros procedimentos de cuidado de lesões, fraturas e hematomas.

Enfermagem do Trabalho: Atua dentro de organizações, escritórios e companhias prestando serviço de atendimento ambulatorial para funcionárias da empresa. Este profissional também elabora programas de prevenção da saúde, orienta os funcionários sobre boas práticas de ergonomia no trabalho e primeiros socorros.

Ensino técnico: O profissional de enfermagem também tem a opção de atuar como professor no ensino técnico em escolas e faculdades de enfermagem. Ele também realiza palestras, cursos sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros em geral.

Pesquisa clínica: O profissional pesquisador auxilia e atua na busca e estudos sobre novos medicamentos, pesquisa sobre epidemias e atua no desenvolvimento de novos medicamentos.

O perfil do Enfermeiro profissional

Cuidar de pessoas e preservar vidas é a base do trabalho do profissional de enfermagem. Na maior parte dos casos, este profissional lida com casos de risco, pacientes fragilizados que, além de cuidados médicos, necessitam também de apoio emocional. Desta forma, um bom enfermeiro precisa saber ser empático, solidário e saber ouvir pessoas e atender o que elas necessitam para se sentirem confortáveis no processo de cura. Outro ponto importante é o cuidado e controle das próprias emoções diante determinadas situações. É necessário caráter prático em situações de emergência, resgate e salvamentos.

O profissional de enfermagem também precisa ser focado, uma vez que a responsabilidade em suas mãos é grande. O Enfermeiro lida com medicamento, prescrições, e diversos pacientes ao mesmo tempo, por isso, atenção o tempo todo é fundamental para a realização de um bom trabalho.

Além disso, como o enfermeiro trabalha em grandes equipes multidisciplinares e contato direto com pacientes, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, como simpatia, dinamismo são essenciais. Comunicar-se com clareza, saber ouvir e entender o que o outro diz são indispensáveis.

Importância do profissional de Enfermagem durante a pandemia

Sabe-se que o Enfermeiro é um dos combatentes da linha frente contra o COVID-19. Esta batalha é diária e muitos vezes sem pausas. O trabalho é contínuo, com um único objetivo: Salvar Vidas.


É com muito orgulho que parabenizamos e reconhecemos estes profissionais como heróis de nossa pátria. Eles não usam capas, usam armaduras feitas com amor e muito cuidado.
A história contará e seremos eternamente gratos!

Feliz dia do Enfermeiro!

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2020