O dia 08 de maio é marcado por uma homenagem a um dos profissionais que mais se moldam às mudanças do mundo globalizado, o profissional de marketing. Desde quando as pessoas tiveram algo para vender, o conceito de marketing estava presente, com isso a eficácia da metodologia de marketing vem construindo diferentes formas de comunicação ao longo de milhares de anos, focando sua energia aos consumidores e a evolução das tecnologias.
O conceito de marketing foi criando forma com a primeira definição da área feita pela American Marketing Association, no qual dizia O desempenho das atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtores até os consumidores. Hoje vemos que essa definição está um pouco ultrapassada, pelo fato de que as empresas criavam um produto X, sem variedade de cor e/ou tamanho, por exemplo, e sem se preocupar com as necessidades dos consumidores. Um dos exemplos mais expressantes da época foi dado por Henry Ford, criador da companhia de carros Ford, que dizia O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto. A cor preta tem absorção mais rápida, facilitando o processo de produção e aumento dos lucros e por isso visava a produção em massa de carro, não olhando para o cliente e sua necessidade de ter um carro de outra cor. Podemos definir esse período como Marketing 1.0.
Os 4Ps do Marketing
Os Mix de Marketing ou Composto de Marketing, surgiu em 1949, no conceito de marketing elaborado por Neil Borden, que colocava a marca em contato mais próximo com o seu público, ao ponto de possuir habilidade de comunicação e entendimento do cenário e pessoas. O conceito é defendido pelos 4Ps:
–
Preço;
– Praça;
– Produto;
– Promoção.
Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
A partir daí, outros conceitos foram sendo criados, colocando a marca em contato com o seu público e o principal utilizando de inovação tecnologias como intermediador de comunicação e multiplicação. Com isso, o marketing foi ganhando uma visão mais preocupada, que busca não apenas vender o produto, mas sim se relacionar com cada uma das pessoas.
Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles, Philip Kotler, um dos maiores pensadores e empresários na área de marketing, conhecido como o Pai do marketing, em 1999 afirma que a empresa e os consumidores tendem a estar em contato constante e mais a frente Kotler começa a afirmar que empresas que não se atentarem para questões emocionais e sociais do planeta, estarão caminhando para o lado oposto do futuro do marketing.
Hoje vivemos a era digital, internet, celulares e computadores são de meios de comunicação poderosos que facilitam o contato entre empresas e consumidores, proporcionando mais necessidades e velocidade na resolução de problemas e atendimento. As principais maneiras de comunicação são as mídias sociais através do Facebook, Twitter e Youtube, onde o poder está nas mãos do público, que agora multiplica as satisfações e insatisfações.
Nesse dia 08 de maio de 2014, podemos dizer que o profissional de marketing está mais maduro, tendo que se atualizar diariamente, para acompanhar as evoluções do mundo globalizado e com tantas tecnologias. Nós, da Universidade Estácio, damos os parabéns à todos os profissionais que lutam para transformar as mudanças em realidade.