No Brasil, o dia do professor é comemorado em 15 de outubro, data essa em que D. Pedro I instituiu a criação das Escolas de Primeiras Letras nos principais povoados em solo brasileiro, no ano de 1827. Essa ação destacou a importância da educação no país, conferindo ao governo o papel de fomentar o ensino público. A data seria usada para reunir a comunidade escolar e dar os parabéns aos professores.
 
Atualidade 
 
Além da melhoria da infraestrutura do ensino, hoje, na busca de solução eficaz que se refere a um progresso no ensino e na educação, a capacitação dos profissionais que trabalham nessa área torna-se fator essencial. São necessários professores bem capacitados, com uma boa prática docente. Sem isso, não haverá a construção de uma educação de qualidade. Por fim, é fundamental um conjunto de iniciativas estruturantes da carreira.
 
De acordo com a visão do professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família, e a segunda a função do professor e da escola.
 
Como já sabiamente expressado por Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Felizes também todos os estudantes que podem, em sua jornada, ter o encontro com um verdadeiro professor!
 
A Estácio parabeniza todos os profissionais dedicados ao ensino neste 15 de outubro!