Livro infantil:  um dos mais eficientes meios de formar um leitor contumaz no futuro!
Grande parte das histórias que estão em nosso imaginário foram criadas por Hans Christian Andersen (1805 – 1875).


Por ser uma referência na produção de histórias que encantaram e continuam encantando crianças (e adultos), foi criado o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL, em sua homenagem, por sua data de nascimento e pelo volume de publicações e histórias criadas por ele. Nessa fase da história mundial, criar livros para o público infantil tinha a intenção de dar formação moral.  


Com base nas Fábulas de Esopo, que datam de 620 a 560 a.C., e em que cada uma das histórias finalizava com uma “moral da história”, Esopo foi o grande inspirador de Hans Christian Andersen.


Mas a relevância da leitura e a influência positiva que os livros provocavam no público jovem fizeram com que setores da educação e da pedagogia investissem no livro infantil como meio de preparar a criança para tornar-se um adulto melhor.


Assim fez nossa escritora Ciça.  Casada com Zélio Alves Pinto e cunhada de Ziraldo, ambos ilustraram várias de suas publicações, Ciça encanta o público escolar – e além muros das escolas – com sua magia:  quebrando preconceitos, tratando de temas que ajudam a criança a enxergar o mundo de um modo mais amplo, mais profundo e mais comprometido.
Esta data é comemorada em mais de 60 países, o Dia Internacional do Livro é um ótimo dia para se perceber que em nosso país temos vários escritores top como Ruth Rocha, Ziraldo, Ana Maria Machado, além da própria Ciça.


Hoje, nós da Estácio de Sá, dedicamos este dia à delicadeza presente nas histórias escritas por Ciça como representante de todos os nomes que dedicam a vida a nos encantar com suas histórias!!!  


*Ciça (Cecilia Whitaker Vicente de Azevedo Alves Pinto) nasceu e vive atualmente em São Paulo.  Morou no Rio de Janeiro, Paris e Nova York.  É escritora e cartunista, publicou mais de 20 livros – provérbios, ditos populares (ditados) poemas, histórias infantis.

Histórias do Dinamarquês Hans Christian Andersen:  O Patinho Feio, A Pequena sereia, O Pequeno Polegar, O Soldadinho de Chumbo…

Rita Alves