Dia Mundial ao Combate ao Câncer de Ovário


Postado:


O câncer é uma classe de doença caracterizada pelo crescimento de células fora de controle.  Atualmente existem mais de 100 tipos diferentes de câncer que ocorrem em várias partes do corpo. Hoje, 08 de maio, o Dia Mundial ao Combate ao Câncer de Ovário tem a missão de incentivar as mulheres de todo o mundo a diagnosticar, prevenir e remediar contra essa doença silenciosa denominada câncer. Anualmente, 250 mil mulheres são diagnosticadas com esse mal e cerca de 140 mil mulheres morrem de câncer de ovário todos os anos. 

O que é ovário?


O ovário é a gônada feminina, enquanto que o testículo é a gônada masculina. A gônada é uma glândula reprodutiva que produz as células germinativas (gametas). O espermatozoide masculino é um gameta, assim como o óvulo feminino. Cada gameta humano tem 23 cromossomos, metade do número de cromossomos contidos na maioria dos tipos de células do corpo humano.

O ovário é um par de glândulas reprodutivas nas mulheres, localizados em ambos os lados do útero (ventre), na pélvis. Os ovários produzem óvulos (ovos) e os hormônios femininos, como o estrogênio e progesterona que regulam o ciclo menstrual, a gravidez e controlam o desenvolvimento das características femininas, como a forma do corpo, pelos do corpo, seios, etc.. 

Durante o ciclo menstrual feminino, um óvulo é liberado de um dos dois ovários e viaja através da tuba uterina ( anteriormente conhecida como trompa de Falópio) ate atingir o útero, quando não fecundado, o óvulo é reabsorvido pelo corpo. Caso o óvulo seja fecundado por um espermatozoide, o zigoto (embrião) gerado pela fecundação, se aloja no útero materno iniciando o processo de desenvolvimento do bebê.

O que é o câncer de ovário?

O câncer de ovário é qualquer crescimento canceroso que pode ocorrer em diferentes partes do ovário. A maioria dos cânceres no ovário surge a partir do epitélio (revestimento externo) do ovário. Tragicamente, nos últimos cinco anos, a taxa global de sobrevivência ao câncer de ovário foi de 46%. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, se o diagnóstico for feito precocemente, ou seja, de forma preventiva antes que o tumor se espalhe, a taxa de sobrevivência chegará a 93%.

Existem três tipos mais comuns de câncer de ovário, o câncer epitelial de ovário, que de longe é a forma mais comum de câncer de ovário, o câncer do ovário de células germinativas e estromais são menos comuns. O câncer de ovário pode também resultar em outros tipos de câncer em algum outro lugar do corpo, que são eles:
  • Cancro epitelial do ovário (tumores epiteliais do ovário) - derivados da células na superfície do ovário. Ele ocorre principalmente em adultos;

  • Cancro de células germinativas do ovário (tumores do ovário de células germinativas) - derivado das células produtoras de ovos dentro do corpo do ovário. Este tipo raro de câncer é mais comum em crianças e adolescentes;

  • Câncer de ovário Estromal (tumores do estroma do cordão sexual) - desenvolve dentro das células que possuem os ovários juntos;

  • Cânceres de outros órgãos do corpo podem se espalhar para os ovários - cânceres metastáticos - um câncer metastático é aquele que se espalha a partir de onde surgiu pela primeira vez como um tumor primário para outros locais no corpo.

Quais são os sintomas de câncer de ovário?

Nas fases iniciais, o câncer de ovário normalmente tem sintomas vagos, que não são fáceis de reconhecer. Mesmo que os profissionais de saúde sejam muito melhores em identificar os sintomas de câncer de ovário nos dias de hoje, os pacientes muitas vezes atribuem seus sintomas a outras doenças, como a síndrome pré-menstrual, síndrome do intestino irritável , ou um problema de bexiga temporária. A principal diferença entre o câncer de ovário e outros possíveis distúrbios é a persistência e a piora gradual dos sintomas. Enquanto a maioria dos distúrbios digestivos têm sintomas flutuantes, os de câncer de ovário são mais constantes e em constante avanço. A seguir exemplos de possíveis sintomas iniciais de câncer de ovário:

- Dor na pelve;
- Dor na parte inferior do corpo;
- Dor na parte inferior do estômago;
- A dor nas costas;
- Indigestão ou azia;
- Dor durante a relação sexual;
- Mudanças nos hábitos intestinais, como prisão de ventre.

Como o cancro do ovário progride, outros sintomas também são possíveis:

- Náusea;
- A perda de peso;
- Falta de ar;
- Fadiga (cansaço);
- Perda de apetite.

O olhar para a saúde da mulher tem que ser constante e observada pelo um médico especialista, o Ginecologista. O indicado é que todos os exames sejam feitos semestralmente, dependendo da idade da mulher e histórico de saúde da mulher e seus familiares, no intuito de prevenir doenças e preservar a saúde de maneira geral da mulher.





 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019