Câncer é um termo usado para doenças em que as células anormais do corpo dividem-se sem controle e são capazes de invadir outros tecidos. As células cancerosas podem se espalhar para outras partes do corpo através do sangue e sistemas linfáticos. Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, que podem ser agressivos para o corpo e se não diagnosticado e tratado com especificidade por um médico, podem levar a morte. 


Pelo mundo, o índice de mortalidade de pessoas com câncer vem aumentando assustadoramente, isso porque cerca de 14 milhões de pessoas descobrem que têm câncer e 8 milhões morrem todos os anos, por conta do câncer. A Organização Mundial de Saúde – OMS -, relata que a morte por causa do câncer ultrapassa doenças como AIDS, malária e tuberculose, isso contando todas as doenças juntas.


O dia 08 de abril é uma data especial para enaltecer a luta contra o câncer e a divulgação das prevenções tanto em crianças e adultos, Homens e Mulheres. O dia Mundial de Combate ao Câncer tem em mente ajudar principalmente países menos desenvolvidos a criar uma mentalidade populacional preventiva. 

O nosso papel hoje como Universidade em prol da educação e saúde é levar mais conhecimento sobre essa doença e, assim, incentivar as pessoas a procurar ajuda médica o mais cedo possível.


As principais formas de câncer:

. Carcinoma – O câncer que começa na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos. Há um número de subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma de células basais , carcinoma de células escamosas e das células de transição carcinoma;

. Sarcoma – O câncer que começa nos ossos, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outro tecido conjuntivo ou de suporte;

. Leucemia – O câncer que começa no tecido de formação do sangue, como a medula óssea, e faz com que um grande número de células anormais entrem no sangue;

. Linfoma e mieloma – Os cancros que começam nas células do sistema imunitário;

. Cânceres do sistema nervoso central – Os cânceres que começam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.


Qual é a origem do Câncer?

Todos os cânceres começam nas células, a unidade básica de vida do corpo. Para entender o câncer é necessário saber o que acontece quando as células normais se tornam células cancerosas.

O corpo é composto de muitos tipos de células. Estas células crescem e se dividem de forma controlada para produzir mais células, que são necessários para manter o corpo saudável. Quando as células se tornam velhas ou danificadas, elas morrem e são substituídas por novas células. No entanto, por vezes, este processo não funciona. O material genético (ADN) de uma célula pode tornar-se danificado ou alterado, produzindo mutações que afetam o crescimento de células normais e de divisão. Quando isso acontece, as células não morrem quando deveriam e novas células se formam quando o organismo não precisa delas. As células extras podem formar uma massa de tecido chamada tumor .
Nem todos os tumores são cancerosos; Os tumores podem ser benignos ou malignos.

Os tumores benignos não são cancerosos e muitas vezes podem ser removidos, e, na maioria dos casos, eles não voltam. As células em tumores benignos não se espalham para outras partes do corpo.

Os tumores malignos são cancerosos. As células nestes tumores podem invadir os tecidos circundantes e se espalhou para outras partes do corpo. A propagação do cancro a partir de uma parte do corpo para outro é chamado de metástase.

O câncer quando descoberto com antecedência pode ajudar a prevenir milhões de vida, por isso caso você tenha algum histórico familiar, dores, fadigas, vermelhidão ou pele amarela ou até mesmo feridas que não se cicatrização, podem ser sinais de câncer. Sempre é indicado procurar o seu médico de seis em seis meses para fazer uma vistoria para o bem da sua saúde.