Entramos em Maio repleto de datas colaborativas, após celebrarmos o dia das mães no último dia 11, chegou a vez de homenagear um dos profissionais mais dedicados a saúde e bem-estar das pessoas, os enfermeiros. No dia 12 de maio comemoramos O Dia Mundial dos Enfermeiros, uma área dedicada nos cuidados de doentes ou deficientes, na prevenção de doenças, acompanhamento de saúde e orientações e auxílio para mulheres durante o período gestacional.
Qual é o papel do enfermeiro?
De um modo geral, um enfermeiro é uma pessoa com alto nível de educação e treinamento, por meio de cursos de graduação e pós em Enfermagem, eles são qualificados para cuidar e colaborar com a saúde de indivíduos de todas as idades, famílias, grupos e comunidades, doentes ou com uma boa saúde e em todas as configurações.
Os enfermeiros são capazes de planejar, implementar e avaliar os cuidados de forma independente de médicos, e eles fornecem o apoio de triagem básica para uma cirurgia de emergência.
A Enfermagem por se tratar de uma área muito grande está dividida em alguns segmentos, que são eles:
Enfermagem e saúde do trabalhador
Segurança do trabalho pode ser definida como um conjunto de medidas que são adotadas com vistas a minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade laboral do trabalhador.
Enfermagem em nefrologia
Os enfermeiros especializados em nefrologia prestam assistência sistematizada de urgência e emergência pré-hospitalar, Inter-hospitalar e Hospitalar respeitando a cientificidade e humanização da atenção ao usuário por uma visão crítica e humanística da realidade de saúde da população. Os campos de atuação do especialista em Enfermagem em Emergência são amplos sem delimitação territorial, podendo estender-se da área extra-hospitalar à área hospitalar.
Enfermagem obstétrica
O enfermeiro obstétrico atua na assistência à saúde da mulher durante o pré-natal, parto, puerpério e aleitamento materno e habilita-o para a atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Contribuindo para atuação ético-política do enfermeiro na área da saúde sexual e reprodutiva.
Enfermagem pediátrica
– Prestar assistência humanizada à criança e ao adolescente em seu processo de crescimento e desenvolvimento psicomotor e intelectual.
– Prestar assistência humanizada à criança e ao adolescente no processo de saúde e doença.
– Desenvolver o pensamento crítico e a tomada de decisão no planejamento e na prestação de assistência e promoção da saúde do binômio criança/família.
Saúde pública e PSF para enfermeiros
Criado em 1994, o Programa de Saúde a Família tem como principal objetivo a orientação no que se diz a respeito à saúde, perante uma comunidade. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Com isso, as orientações feitas por este enfermeiro leva a saúde para mais perto da família e, com isso, melhora a qualidade de vida dos brasileiros.
Enfermagem oncológica
O curso oferece ferramentas para a aquisição de conhecimento na assistência de enfermagem ao indivíduo com câncer, com foco nas áreas prevenção, diagnóstico precoce, e tratamento das principais neoplasias, considerando o perfil epidemiológico da população brasileira. O Enfermeiro Especialista em Oncologia pode atuar em todos os níveis de assistência à saúde, oferecendo assistência especializada aos indivíduos e famílias com câncer. Atua também no ensino e pesquisa da enfermagem oncológica.
Enfermagem neonatal
O curso prepara o enfermeiro para atuar em Unidades de Emergência de Instituições Hospitalares ou em Unidades de Atendimento Pré-Hospitalar no cuidado ao recém-nascido, oferecendo apoio às famílias.
Enfermagem dermatológica
O curso capacita o enfermeiro assistir o paciente na prevenção de lesões, cuidados, diagnósticos precoces, tratamento e recuperação tecidual. Assim, o profissional pode atuar como especialista em enfermagem dermatológica em Empresa de Home-Care, Hospitais, Universidades, Consultório de Enfermagem.
Prevenção e controle de infecções hospitalares
O curso capacita o profissional a gerenciar e desenvolver ações de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde no ambiente, habilitando o profissional a atuar em Núcleos de Epidemiologia Hospitalar, Vigilância Sanitária e Comissão de Controle de Infecções Hospitalares.
Onde os enfermeiros atuam?
–
Clínicas;
– Navios de cruzeiro;
– Instalações hospitalares;
– Hospitais;
– Indústria (configurações de saúde ocupacional);
– Exercito, Aeronáutica e Marinha;
– Empresas farmacêuticas (por exemplo, como pesquisadores);
– Consultórios médicos;
– Casas particulares;
– Lares de idosos;
– Escolas;
– Todos os tipos de eventos;
– Acampamentos.
Nós da Universidade Estácio damos os parabéns a esses profissionais que tem o Cuidado e dedicação como parte da vida e carreira profissional.