Dia Nacional do Doador de Sangue: conheça a importância desta data e deste ato de solidariedade


Postado:


Doação de sangue, é doação de vida!

No dia 25 de novembro, celebra-se no Brasil o Dia Nacional do Doador de Sangue. Essa data tem como objetivo parabenizar e agradecer todas as pessoas que dispõem de seu tempo para doar sangue, além de sensibilizar a população a respeito da importância dessa ação.  O mês foi escolhido por preceder o período de baixo estoque em bancos de sangue. Com a proximidade das férias e datas comemorativas de fim de ano, torna-se especialmente importante  promover o ato solidário e regular da doação de sangue, mesmo quando não há amigos ou familiares necessitando de transfusão.

Durante a semana do dia 25 de novembro, serviços de hemoterapia de todo o país são mobilizados com campanhas de estímulo à doação. O sangue doado é utilizado em pacientes vítimas das mais diversas doenças hematológicas, como câncer, além de cirurgias de emergência.

A coleta e a doação para transfusão de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em banco de sangue ou hemocentro para uso em transfusões. O sangue é composto por células responsáveis por carregar o oxigênio para cada parte do corpo, defender nosso organismo de possíveis infecções e participar na coagulação. A retirada de sangue do doador não afeta a sua saúde, tendo em vista que o sangue é reposto imediatamente pelo organismo. Uma pessoa adulta, por exemplo, tem cerca de cinco litros de sangue em seu corpo. Durante a doação, apenas 450ml são coletados. É uma pequena quantidade que não vai fazer falta ao doador, mas fará grande diferença para quem necessita de uma transfusão.

Antes do processo de doação, o doador candidato passa por uma breve entrevista, que tem o objetivo de garantir a segurança do doador e do paciente receptor. Todo sangue coletado é separado em diferentes categorias por seus componentes (hemácias, plaquetas e plasma), de modo a poder beneficiar mais de um paciente. Os componentes são distribuídos para hospitais e pronto-socorros para uso em emergências.

 

0800 378 2246

Outros Links



Copyright © Pós Graduação Estácio 2019