Diariamente milhões de brasileiros sofrem com dores nas costas, estima-se que mais de 57 milhões de pessoas tenham alguma queixa cronica. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), esse número representa 30% da população brasileira, um dado esse que preocupa o sistema de saúde.

As dores nas costas podem ser causadas por inúmeros motivos, tais como: colchão inadequado, postura errada no trabalho ou estudos, fase de crescimento, tênis de baixa qualidade ou até um problema mais grave,que precisará ser analisado por um médico ortopedista ou neurologista.

Para lidar com os primeiros sintomas das dores na coluna, preparamos algumas dicas que poderão lhe deixar mais aliviado:

Dormir melhor para o Aliviar a dor nas costas
A dor nas costas causadas pelo simples fato de dormir, está no top 5 das queixas, isso porque se trata de um ciclo vicioso, causados por não dormir o suficiente, posição do sono, qualidade ou tempo do colchão e travesseiro de baixa qualidade.

Para que você consiga garantir uma boa noite de sono e acordar sem dores, siga as dicas:
– Certifique-se que seu colchão esteja lhe oferecendo estabilidade e igualdade para a posição da coluna;
– O travesseiro tem que garantir que o seu pescoço fique em linha reta, por isso ele não pode ser muito pequeno e não muito alto;
– Tente dormir pelo menos 7h30 por noite;
– Coloque um travesseiro entre os joelhos para manter sua coluna em uma posição neutra e aliviar a pressão sobre as costas. Se você precisar dormir de costas, coloque uma almofada sob os joelhos. 

Dores nas costas e sua postura
Muito comum em pessoas que ficam longos períodos na frente do computador ou em uma sala de aula, as dores nas costas causadas pela a má postura pode se transformar um um problema cada vez pior.

A dica nesse caso envolve sua posição na cadeira e a maneira que o seu corpo interage com o computador. Analise algumas dicas para ter sempre uma posição alinhada e evitar as dores:
– Não cair sobre o teclado;
– Sente-se ereto;
– Ombros relaxados e seu corpo apoiado no encosto de sua cadeira;
– Mantenha os pés apoiados no chão.

Não faça auto medicação
Em muitos casos o paciente faz o uso de um analgésico, o que pode causar efeitos colaterais e não ser efetivo em muitas casos, como: inflamação e infecção. A dica nesse caso é, sempre fale com o seu médico ou fisioterapeuta, saiba de um especialista que medidas deverão ser tomadas e que tipo de tratamento você precisa.

Consulte um fisioterapeuta
Os fisioterapeutas vão trabalhar a reeducação postural, oferecendo a você uma melhor posição na hora de sentar, levanta e movimentar. Pode parecer estranho aprender essas coisas tão básicas depois de crescido, porém através de exercícios especializados ocorre o fortalecimento dos músculos do núcleo que apoiam sua volta. Um núcleo forte é uma das melhores maneiras de evitar dores no futuro. 

Estudos mostram que quando você aumentar a sua força, flexibilidade e resistência, você diminui a dor nas costas.

Fique atento que nos próximos dias postaremos mais dicas para a saúde da sua costas.