A professora e Mestra Andressa Mauricio, docente dos cursos de Pós em Psicologia pela Universidade Estácio, esteve presente em recente entrevista nos estúdios da instituição de ensino. Durante a conversa, ela conversou a respeito de Dinâmicas de Grupo, um tema que anda muito em discussão, visto o interesse das pessoas em se recolocarem no mercado do trabalho. Quem nunca passou por entrevistas de emprego ou participou de dinâmicas promovidas pelo setor de Gestão de Pessoas de uma organização?
 
Pois nesta entrevista ping-pong, a professora Andressa esclarece dúvidas, dá sugestões e coloca tópicos deste universo da Gestão e dos Recursos Humanos em destaque! Acompanhe: 
 
Pós Estácio: O que é a dinâmica de grupo? 
 
Andressa Mauricio : Do grego: “Dynamis” que significa força, energia e ação, a dinâmica é uma situação em que você reúne um grupo de pessoas para uma atividade conjunta, em que o objetivo é avaliar como elas se comportam em determinadas situações. No que se refere ao âmbito profissional, a dinâmica é utilizada para analisar a capacidade de tomada de decisões, atitudes perante o grupo, além de ações relacionadas à liderança, ou execução de tarefas específicas, por exemplo. Como finalidade, a intenção é aplicar determinadas técnicas que irão servir como parâmetro no processo de seleção. 
 
Pós Estácio: Qual é a razão dos participantes, muitas vezes, não gostarem das dinâmicas?
 
Andressa Mauricio: As dinâmicas podem ser consideradas ferramentas importantes para as organizações, no entanto, toda dinâmica requer cuidados relevantes, principalmente quando se fala na capacidade das pessoas que aplicam e que propõem as atividades. E sabe-se que alguns destes eventos podem gerar tensão nos participantes exatamente por conta da inabilidade de aplicadores.
 
Pós Estácio: Poderia deixar algumas dicas ou cuidados relevantes para o participante da dinâmica? 
 
Andressa Mauricio: Claro! Posso começar dizendo que, seja num treinamento ou num processo seletivo, seja você mesmo. Depois, pontos principais, como: Tenha respeito com o aplicador e demais participantes; não tente adivinhar o que o selecionador quer avaliar em você; esclareça todas as dúvidas antes do início da dinâmica; participe ativamente e tenha cuidado com a postura corporal (ela pode expressar negatividade, resistência, dentre outras coisas). 
 
Pós Estácio: E quanto ao aplicador, qualquer um pode aplicar dinâmicas? É simples? 
 
Andressa Mauricio: Não é qualquer pessoa que pode aplicá-las, precisamos contar com um profissional com formação adequada para isso, geralmente na área de Psicologia. Outras dicas que posso deixar seriam: 
 
1- Respeite o ser humano; 
2- Tenha responsabilidade (especialmente no momento de dar o feedback); 
3- Defina objetivos;
4- Tenha cuidados na abordagem de seu público;
5- Administre frustrações;
6- Tenha maturidade e inteligência pessoal. 
 
Esta foi apenas uma prévia da entrevista. 
 
Você confere a conversa, por completo, acessando o link da Pós Estácio. 
 
Veja nosso conteúdo exclusivo, em vídeo!