Dieta saudável e exercício físico: uma combinação vencedora


A alimentação saudável e a prática de exercício físico regular são os únicos métodos comprovados para a manutenção do peso saudável.

Para muitas pessoas, esta combinação parece uma sentença de prisão perpétua, quando na verdade deveria parecer como um novo modo de vida. A razão mais comum pela qual as pessoas dizem que não se exercitam é a agenda lotada do dia-a-dia.

Na realidade somente 30 minutos de exercício por dia – seja passear o cão ou jogar tênis – já são suficientes, e se torna das melhores coisas para aprimorar a qualidade de vida. Caso não haja essa disponibilidade de tempo na agenda, vale a pena fazer um remanejamento na sua programação.

As pessoas também se queixam de não terem tempo para cozinhar. Cozinhar realmente toma tempo, mas se você cozinhar “inteligentemente”, você pode só tem que gastar poucas horas da semana na cozinha (Pratos rápidos como cremes de legumes e saladas).

Mesmo se você não cozinhar, há uma abundância de itens de opções saudáveis nos mercados e restaurantes (como saladas prontas e lanches naturais) que fazem o trabalho de refeições nutritivas.

Cuidar do seu corpo – tanto dentro como fora – é um investimento para o futuro. A manutenção de um IMC (Índice de massa corporal) – medida usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal – aumenta as chances de evitar doenças como diabetes tipo II, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer.

Além disso,haverá maior disponibilidade de energia para fazer outras atividades diárias do gosto de cada um. Então, o ideal é esquecer as dietas rápidas de perda de peso, definir um tempo diário para o exercício, e comer mais frutas e legumes. Com algumas mudanças simples, é garantida uma melhor qualidade de vida.

Conheça os nossos cursos de Nutrição:

Alimentos Funcionais
Nutrição Clínica