De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, atingindo atualmente cerca de 17% da população mundial.
Os principais sintomas da dislexia podem variar conforme o grau do transtorno. No geral, os disléxicos não associam as letras aos sons que representam. Para diagnóstico, as pessoas com dificuldades para escrever, ler e soletrar devem buscar um especialista. O resultado pode ser mais demorado já que ele depende do período de alfabetização da criança.
Antes de chegar em uma confirmação do distúrbio, os especialistas descartam outras dificuldades maiores, como deficiência visual ou educação não adequada. Para o tratamento, profissionais de diversas áreas trabalham em conjunto com fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista.
Além disso, é importante que o professor esteja atento às atitudes de seus alunos dentro da sala de aula. Esse acompanhamento torna-se fundamental para que a criança que apresente qualquer dificuldade seja encaminhada para tratamento adequado.
Conheça também outras modalidades e temas relacionados através dos cursos de Pós Graduação em Educação oferecidos pela Estácio.
Fonte: segs.com.br